Índice
Hoje, em 08 de agosto, a Terra já esgotou seus recursos naturais para 2016. Cada vez mais antecipadamente, a cada ano chega o Earth Overshoot Day.
O cálculo é feito pela organização Global Footprint Network que mede anualmente o consumo de recursos disponíveis do planeta. Sempre em agosto, este ano o Earth Overshoot Day deu-se no dia 8, no ano passado, no dia 14, enquanto que em 2014 a Terra tinha esgotado todos os seus recursos no dia 19.
O Earth Overshoot Day marca o dia em que a nossa demanda por recursos naturais ultrapassa o que a Terra pode regenerar em um ano. Florestas são derrubadas e populações de peixes estão sendo consumidas mais rapidamente; emissões de CO2 excedem os níveis que o planeta pode tolerar.
Em vista do Earth Overshoot Day, nasce a campanha #pledgefortheplanet – compromisso com o planeta – pela qual cada um de nós pode agir em pessoa, todos os dias, para reduzirmos o nosso impacto sobre o planeta.
O que isso significa? Significa que a humanidade deve aprender a reduzir o uso de combustíveis fósseis, não renováveis, deve limitar as emissões de CO2, tomar medidas para reduzir a poluição e reconsiderar a distribuição de seus recursos alimentares e não.
Mas há luz no fim do túnel. De acordo com a Global Footprint Network, finalmente, percebem-se os primeiros sinais de melhoria porque alguns países estão fazendo esforços para aliviarem o trabalho do Planeta. Por exemplo, no início de 2016, a Costa Rica usou energia renovável para produzir 97% de sua energia. Portanto, a missão de preservação dos recursos não é impossível.
De acordo com especialistas, é hora de que todos os países do mundo respeitem os compromissos internacionais para proteger o Planeta, reduzindo a poluição e as emissões de CO2. Mas como o tempo político é sempre muito mais lento do que o nosso, já podemos começar a agir em pessoa, como cidadãos empenhados na preservação do ambiente em que vivemos.
10 DICAS PARA DIMINUIR O LIXO PLÁSTICO NO DIA A DIA
DICAS DE CONSUMO CONSCIENTE PARA VOCÊ REPENSAR O SEU GUARDA-ROUPA
Categorias: Ambiente, Informar-se
ASSINE NOSSA NEWSLETTER