Que espetáculo o Pólo Norte! E que espetáculo um músico tocando seu piano entre as geleiras do Ártico! Ele é Ludovico Einaudi e essas são as notas do seu inédito “Elegy for the Arctic” (vídeo abaixo).
Mas o que aconteceu? Aconteceu que, há duas semanas, o navio do Greenpeace Arctic Sunrise deixou a Holanda com uma carga muito especial: as vozes de oito milhões de pessoas. Um apelo assinado onde se pede aos governos para salvarem o Ártico das perigosas explorações como a perfuração para extração do petróleo e a pesca destrutiva.
Os motivos do apelo todos sabemos: a biodiversidade única do lugar está em risco, a vida selvagem incluindo ursos polares, narvais e raposas árticas estão em ameaça de extinção e o temor às gerações futuras porque o Ártico regula o clima na Terra.
E em Svalbard, Noruega, a porta da Europa para o Ártico, no Arctic Sunrise subiu a bordo um hóspede especial, o famoso pianista e compositor Ludovico Einaudi e, com ele, um maravilhoso piano de cauda.
E foi assim que Einaudi criou uma performance única na geleira de Wahlenbergbreen, à direita nas Ilhas Svalbard, juntando-se ao apelo pela para a defesa do Ártico.
“O Ártico não é um deserto, mas um lugar cheio de vida – disse Ludovico Einaudi – eu pude ver com meus próprios olhos a pureza e a fragilidade desta área maravilhosa, e interpretar a minha composição inspirado pela sua beleza e pelas ameaças que o Ártico sofre como resultado do aquecimento global. Precisamos entender a importância do Ártico para protegê-lo antes que seja tarde demais.”
O “espetáculo” incomum foi realizado na véspera de uma importante reunião da OSPAR, a comissão internacional que supervisiona a conservação do Atlântico Nordeste, e que nestes dias pode decidir sobre a criação de uma área protegida de mais de 226.000 quilômetros quadrados nas águas internacionais do Oceano Ártico, para uma área do tamanho da Grã-Bretanha.
Um processo de aprovação que, entre outras coisas, os governos da Noruega, Dinamarca e Islândia estão tentando obstruir quando, não precisa muito para perceber que o aquecimento do Ártico como um ecossistema único, tem repercussões para o clima em toda a Terra. Por que brincar com nossos destinos?
Então você também pode assinar aqui a petição para salvar o Ártico!
Talvez te interesse ler também:
O URSO-POLAR DESNUTRIDO: AS TERRÍVEIS CONSEQUÊNCIA DO DERRETIMENTO DO GELO
Categorias: Ambiente, Informar-se
ASSINE NOSSA NEWSLETTER