A Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE), realizada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), que tem como tema do ano a “Casa Comum, nossa responsabilidade“, junto com a Fundação SOS Mata Atlântica e o movimento Água Limpa é a Onda convidam a todos a que se somem nessa petição SANEAMENTO JÁ pelo fim dos “rios mortos” aprovados por lei, pela universalização do saneamento para todas as comunidades brasileiras, pela garantia de água limpa nos nossos rios e praias.
“Assinamos esta petição pela universalização do saneamento, fim de rios mortos no Brasil e por água limpa, nos mananciais, no mar e nas praias. A legislação brasileira permite rios mortos que são aqueles enquadrados na classe 4 (Resolução Conama 357 e correlatas) destinados a diluir esgotos com baixa eficiência de tratamento e, na grande maioria, sem tratamento algum. Com isso, a água de rios e córregos das cidades brasileiras fica indisponível para usos múltiplos, como produção de alimentos, lazer e consumo humano. É um desperdício perverso que agrava a indisponibilidade de água no país. Essas águas poluídas afetam também o litoral, tornando as praias impróprias e o mar que é contaminado por emissários de esgoto sem tratamento. Em defesa das águas, doce e do mar, e da qualidade de vida exigimos SANEAMENTO”.
E você bem conhece a situação ainda catastrófica do saneamento no Brasil, não? Bem, para refrescar sua memória trago aqui os dados coletados pela SOS Mata Atlântica:
Então, agora que você recordou, te convido a assinar conosco a petição, aqui.
O que é preciso é estender o saneamento básico para todos, este que já é considerado direito universal pela nossa Constituição Federal.
O que é preciso é exigir do poder público, de todos os níveis, um maior empenho na aplicação das políticas públicas que objetivam o saneamento básico em todas as regiões, sem exclusão.
O que é fundamental é tomar atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro do planeta Terra.
Assim faremos “bem à Terra e a nós mesmos” e entraremos numa fase mais avançada da defesa dos direitos humanos e sociais no nosso país.
Saneamento Básico, um direito humano fundamental!
Talvez te interesse ler também:
BRASIL NÃO CUMPRE META DE UNIVERSALIZAÇÃO DE SANEAMENTO BÁSICO
Categorias: Ambiente, Informar-se
ASSINE NOSSA NEWSLETTER