Índice
Ao menos do ponto de vista governamental mundial, com o Acordo realizado em Paris na COP21, parece não haver mais dúvidas de que a mudança climática já está em curso. Ainda assim há quem acredite que tudo seja uma farsa. Mas no nosso dia a dia as mudanças do clima se notam, e como! Vejamos os 5 acontecimentos de 2015 que expõem esta realidade.
O assunto não é mais uma novidade, principalmente para o povo do sudeste que sentiu na pele pela primeira vez de forma contundente, o que é viver sem água. Contribuem para a crise seja a falta de chuvas seja a degradação humana causada pelo desmatamento nos entornos das fontes d’água, rios, mananciais…
E a expectativa futura ainda é ruim. Falta investir muito mais.
Leia também:
2015 foi o ano mais quente de todos os tempos e povos do mundo inteiro sentiram isso. O asfalto se derreteu na Índia. No Brasil não houve inverno e vem aí o verão com alertas de todos os tipos, inclusive de propagação de epidemias.
No Rio Grande do Sul, o rio Guaíba subiu 2,8 metros no ano passado alagando diversos pontos na cidade de Porto Alegre. Em Santa Catarina enchentes causaram perdas de R$500 milhões. No Paraná, tornados levaram destruição em Marechal Rondon. De um lado do Brasil, secas, e de outro, inundações.
A falta de água no solo causa a desertificação, processo no qual o ambiente vai se modificando e se transformando em paisagem árida. Dados da NASA mostraram no Sudeste do Brasil uma perda de 56 trilhões de litros d’agua e no Nordeste, 49 trilhões.
Com tantas mudanças nos habitats naturais de diversas espécies, a biodiversidade sofre no mundo inteiro. Das renas na China à vida marinha, a Terra parece mesmo estar entrando em fase de extinção em massa.
Talvez te interesse ler também:
Fonte e fotos: nqm.com.br
Fonte foto capa: shutterstock.com
Categorias: Ambiente, Informar-se
ASSINE NOSSA NEWSLETTER