Uma cena de filme de terror. Na Índia, de repente, um lago pegou fogo e a culpa não foi de alienígenas ou de fenômenos paranormais, mas sim de uma figura bem conhecida: a poluição.
E os residentes de Bangalore, entenderam isso muito bem.
No início da semana, os moradores locais ficaram alarmados quando o lago Bellandur pegou fogo. Mas se lembraram que nas semanas anteriores, os moradores notaram a presença de uma espuma grossa e tóxica semelhante à neve se vista de longe, sobre a superfície do lago.
E debaixo desse manto branco, a água tinha se tornado preta, por causa dos produtos químicos descarregados no lago.
E então, de repente, a espuma pegou fogo e ainda queima desde sexta-feira quase sem interrupção. De acordo com os especialistas que visitaram o local, o que alimenta as chamas é uma mistura de óleo e fósforo advindos de resíduos industriais e de esgotos não tratados. Esta combinação tem criado as condições propícias para o coquetel explosivo.
As zonas húmidas das proximidades, antes contribuíam para filtrar o lago, mas foram devoradas pelo desenvolvimento econômico. “Estas zonas húmidas atuavam como purificadores. Mas todas aquelas zonas que circundavam o lago, foram invadidas e não há lugar para a purificação natural. A poluição nesses lagos é incontrolável”, disse um funcionário encarregado do controle da poluição local.
E a água do lago também foi vertida sobre as ruas de Kariammana Agrahara por causa das chuvas que pioraram a situação, elevando o nível do lago.
Por causa das chamas, do agora famoso lago de fogo, os moradores também relataram reações alérgicas e uma sensação de queimação, causadas pelas toxinas liberadas pela queima.
Infelizmente não era um filme de terror com efeitos especiais, mas um documentário do que pode vir a acontecer com maior frequência. Um horror!
Leia também:
Fonte fotos: thehindu.com
Categorias: Ambiente, Informar-se
ASSINE NOSSA NEWSLETTER