Derramamento de óleo na costa de Santa Barbara County, Califórnia. Uma enorme mancha se espalhou em questão de minutos.
Embora os números ainda não sejam definitivos, teme-se que tenha sido derramado no Pacífico 400.000 litros de óleo. A culpa foi de uma falha no oleoduto operado pela Plains All American Pipeline.
Até agora, cerca de 80.000 litros já viajam no meio do oceano.
“Hoje, a Plains All American Pipeline soube do vazamento de petróleo bruto a partir do seu gasoduto de 60 centímetros localizado em Las Flores Gaviota em Santa Barbara.
Os relatórios iniciais indicam que o petróleo vazado atingiu um canal subterrâneo que leva ao Oceano Pacífico. Como resultado, o derrame afetou a água do mar e da costa. Neste momento, a quantidade de óleo liberado é ainda desconhecido”, lê-se em um comunicado divulgado ontem pela empresa.
O governador da Califórnia, Jerry Brown, declarou estado de emergência, temendo os efeitos do derramamento de óleo perto do Refúgio State Beach. Durante a noite, o tamanho da mancha negra se arregalou, dobrando de 6 para cerca de 14 km. Cifra que se revelou maior do que o esperado, como disse o capitão da guarda costeira, Jennifer Williams.
O Refúgio State Beach foi evacuado e fechado por tempo indeterminado. A área é um lugar sensível e importante para várias espécies, incluindo baleias e aves marinhas raras, já afetadas pelo desastre.
A Guarda Costeira está empenhada na limpeza da água e tentando limitar os danos através da remoção do óleo. Uma equipe de especialistas em vida selvagem foi convocada imediatamente a ir ao local, para cuidar dos animais envolvidos no desastre ambiental.
Santa Barbara faz bis. Em 1969, a cidade tinha sofrido outro incidente similar. Este desastre é, portanto, o segundo que ocorre nesta área. Annie Leonard, diretora executiva do Greenpeace EUA, comentou:
“Os derramamentos de petróleo não são acidentes. Eles são o resultado direto da má supervisão das empresas de combustíveis fósseis que colocam seus lucros acima do impacto sobre o homem e o ambiente. Sempre que ocorre um vazamento, a explosão de um meio que transporta óleo ou algum outro desastre, exortamos nossos líderes para assumirem a responsabilidade de promover mudanças. Até agora eles não demonstraram coragem de resistir ao ‘Big Oil‘”.
O Deus Petróleo em primeiro lugar. No entanto, existem alternativas. E mesmo Califórnia já as está enfrentando. O estado norte-americano, de fato, iniciou políticas importantes para a propagação da energia fotovoltaica e renovável em geral.
A esperança californiana é chegar em 2050, 100% green, conforme revelou um estudo da Stanford University.
Leia também:
Fonte fotos: GreenpeaceUsa
Categorias: Ambiente, Informar-se
ASSINE NOSSA NEWSLETTER