A escassez hídrica e a influência indireta da Amazônia: muitas são as razões para a escassez da água e ainda é pouca a consciência do povo brasileiro para esse problema.
Embora o Brasil seja um país privilegiado, contendo 12% da água doce no mundo, seu uso inadequado e a poluição insidiosa comprometem a disponibilidade hídrica em diversas partes do país.
A escassez está associada a diversos fatores como :
Estudos afirmam que a quantidade de árvores na Amazônia, está indiretamente ligado à escassez hídrica sofrida principalmente no Sudeste, em especial no estado de São Paulo.
Por conta da exploração da madeira e do desmatamento da floresta, o fluxo de umidade do solo para a atmosfera é interrompido, Assim, as grandes nuvens responsáveis pelas chuvas, que são conduzidas da Amazônia até o Centro-Oeste, Sul e Sudeste são impedidas de continuar sua trajetória, ocorrendo assim a escassez hídrica.
Em meio a tanta degradação do meio ambiente, o conceito de Unidade de Conservação surgiu no Brasil na década de 1930 e representa as áreas protegidas e a principal estratégia de conservação da biodiversidade.
Dentre os principais objetivos de criação de uma UC, destacam-se:
Brasília possui amplos espaços de preservação garantindo a qualidade do abastecimento, quase todo proveniente da UCs. Nesse caso, a capital do Brasil é um exemplo a ser seguido para com seu planejamento de preservação Natural.
Existem diversos projetos a serem desenvolvidos que, juntos com a conscientização das pessoas, poderá nos levar à uma nova realidade sobre sustentabilidade ambiental.
Talvez te interesse ler também:
FALTA DE ÁGUA EM SP: TRAGÉDIA ANUNCIADA HÁ 20 ANOS
Fonte foto: freeimages.com
Categorias: Ambiente, Informar-se
ASSINE NOSSA NEWSLETTER