As árvores crescem mais lentamente quando há excesso de CO2 no ar? Durante muito tempo, os especialistas acreditavam que uma maior presença de dióxido de carbono na atmosfera aumentava o crescimento da árvore.
Um novo estudo publicado na revista Nature sugere no entanto que, as árvores nas florestas tropicais de todo o mundo não estão crescendo mais rapidamente, ainda que os níveis de CO2 na atmosfera tenham aumentado por causa das emissões poluentes.
Se o excesso de CO2 não está ajudando as árvores, poderia então danificá-las? Peter van Slen, da Universidade de Wageningen, na Holanda, juntamente com uma equipe de pesquisadores holandeses, analisou mais de mil árvores antigas de 12 espécies diferentes em Bolibia, Tailândia e Camarões.
Não encontraram nenhuma evidência de que o CO2 possa acelerar o crescimento das árvores, um fenômeno que a comunidade científica teria dado anteriormente como verdadeiro. De acordo com estes pesquisadores, os resultados obtidos neste estudo podem questionar o que se acreditava até agora.
Esta seria mais uma peça do quebra-cabeça, mas não uma prova definitiva do que acontece com as árvores das florestas tropicais devido à poluição e às alterações climáticas. Supõe-se que as árvores mais antigas das florestas compartilhem o CO2 com as árvores mais jovens, em vez de usá-lo para acelerar o seu crescimento.
Os próximos experimentos, que serão realizados no Brasil, vai tentar entender como a presença de CO2 pode afetar o crescimento das árvores, com monitoramentos especiais. Se a hipótese de CO2 compartilhado for confirmada, nós teremos que aprender uma lição sobre sharing economy com as nossas amigas árvores.
Leia também:
Categorias: Ambiente, Informar-se
ASSINE NOSSA NEWSLETTER