Os dados mais alarmantes do clima no Brasil foram resumidos em uma decisão da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional. Na portaria, publicada no Diário Oficial da União em sua edição de 22/09/14, foi decretada a situação de emergência em seis estados, e 15 municípios, sendo 10 por estiagem – Catuti, Engenheiro Navarro, Santa Fé de Minas, Ponto Chique, Jequitaí e Ladainha (MG); Candiba, Coribe e Mairi (BA) e Jacaraú (PB) – e outros 5 por desastres naturais diversos, como granizo – Campo Bonito e Marmeleiro (PR), Sério (RS) –, vendavais – Herveiras (RS) – e enchentes – Ipira (SC).
Outros 140 municípios baianos já decretaram o mesmo estado de emergência, mas ainda não reconhecido em nível federal. Esses locais ficam no semiárido da Bahia, onde não há qualquer previsão de chuvas por 90 dias.
O governo tem enviado carros-pipa para contornar o problema, além de distribuir alimentos e milho para os animais. Embora autoridades do estado reconheçam que o problema é cíclico no semiárido, o que ocorre é que a seca de 2013 ainda vê durar seus danos, e as reservas de água não foram completamente recuperadas, o que poderia ajudar.
Como sabemos, a tendência, em relação a esse cenário é a de que piore, cada vez mais. Torcemos, então, que o meio ambiente e sustentabilidade vençam definitivamente e comecem a ganhar a importância que merecem; só assim conseguiremos nos defender dos efeitos desastrosos das mudanças climáticas do planeta.
Leia também:
Fonte foto: armageddononline.org
Categorias: Ambiente, Informar-se
ASSINE NOSSA NEWSLETTER