Índice
Em termos de economia, é sempre bom conseguir uma nova maneira de evitar o desperdício de dinheiro. Compras, roupas, enfim, todos tentam poupar, no dia a dia. E em relação à impressora de casa e do trabalho, você também pensa em economizar com papel e com tinta?
Se a impressora, por exemplo, não for configurada de modo correto, irá consumir tinta muito rapidamente, esvaziando o cartucho logo, e demandando o descarte ou recarga do mesmo – embora, nesse caso, a qualidade não seja a ideal.
Com os cuidados corretos, portanto, é possível, economizar muito com cartuchos – que chegam a custar R$ 90 ou mais, dependendo da marca – e toners – superiores a R$ 200. Então, para ajudar você a não ter mais qualquer gasto desnecessário, separamos algumas sugestões sobre como você pode fazer para economizar tinta da impressora.
Pode parecer apenas bobagem ou preciosismo, mas escolher corretamente a fonte que será usada para imprimir pode fazer enorme diferença para acabar com desperdício de tinta. Por exemplo, letra menor e simples, pode gastar uma quantidade menor de tinta, em comparação a fontes mais rebuscadas e/ou maiores.
Evitar negrito e caracteres mais espessos são boas opções para quem deseja fazer economia de dinheiro na frequência aquisição de cartuchos e evitar o desperdício, claro;
O modo de impressão rápida é capaz de reduzir o consumo de tinta – embora comprometa ligeiramente a qualidade da impressão.
Para alterar as configurações, é importante alterar as propriedades da impressora e ir a configurações, depois “tipo de impressão” e, finalmente, “rascunho”. Pronto, sua impressora está configurada;
Esta pode ser uma atitude sustentável, porque evita que sejam descartados novos cartuchos, a cada vez que acabar a tinta, gerando resíduos a ser decompostos pela natureza. Ao recarregá-los, não será necessário jogar fora. Entretanto, é ainda importante que se observem alguns pontos:
* Não são todos os tipos de cartucho que comportam recargas;
* Certas impressoras, após receberem um cartucho recarregado não conseguem mais reconhecer o nível de tinta, emitindo constantes mensagens e sinais, apontando que a tinta está no final;
* Recorrer sempre a lojas especializadas, para maior qualidade do serviço;
Sempre, repito, sempre avaliar se é necessário fazer a impressão. Em muitos casos, você pode manter uma cópia digital do arquivo e passar para as pessoas terem acesso, quando necessário. Afinal, poupar o uso de papel também revela consciência ecológica. Além disso, se for mesmo imprimir, deve-se verificar a configuração e formatação do texto, como já observado.
Desse modo, com pequenas atitudes, como essas que apontamos, é possível poupar tinta, papel e recursos. O meio ambiente agradece!
Fonte foto: freeimages.com
Categorias: Ambiente, Informar-se
ASSINE NOSSA NEWSLETTER