Índice
Representantes da prefeitura da capital colombiana e da ONU apresentaram Bogotá como a sede mundial dos “Diálogos de Alto Nível sobre Cidades, Transporte e Turismo Sustentável” no segundo aniversário da Cúpula “Rio+20″.
Bogotá foi escolhida por Nações Unidas como sede mundial para acompanhamento dos objetivos Rio+20 por seu compromisso com a mudança climática e suas conquistas no desenvolvimento sustentável nos últimos anos, como informou, em 01 de julho de 2014, a prefeitura da capital colombiana.
Outras iniciativas, como o “Plano de Desenvolvimento Distrital: Bogotá Humana 2012-2016″ estabelece políticas públicas para “a adaptação à mudança climática” e a redução dos gases efeito estufa. A capital colombiana ainda lidera projetos de transporte sustentável, como um de táxis elétricos e a frota de ônibus híbridos da Transmilênio.
O encontro é uma iniciativa em comemoração ao aniversário da Rio+20 e do documento intitulado The Future We Want (‘O futuro que nós queremos’, elaborado na Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável – UNEA).
Além disso, o objetivo dos diálogos é fortalecer os compromissos dos Estados e das cidades para combater os efeitos da mudança climática para solucionar os temas de mobilidade e reduzir a pobreza.
A agenda acadêmica reunirá mais de 350 líderes mundiais entre representantes de alto nível de entidades internacionais e nacionais, especialistas e acadêmicos como Boyd Cohen (Cidades Inteligentes), o secretário-geral do conselho Internacional para as iniciativas Ambientais locais (Iclei), Gino Van Begin, e o prefeito de Quito, Manuel Rodas. O secretário-geral do Fórum Global de Assentamentos Humanos (GFHS), Lu Haifeng,
O encontro que celebrou 1 ano da Rio+20 foi ano passado, 2013, em Berlim. Em Bogotá, se realizará entre 10 e 12 de agosto de 2014.
Leia também:
Colômbia: exemplo de sustentabilidade e força
Medellín, Colômbia: a volta por cima da cidade de Pablo Escobar
Fonte foto: app.idu.gov
Categorias: Ambiente, Informar-se
ASSINE NOSSA NEWSLETTER