As embalagens plástica causam imensos danos à vida marinha quando são jogadas por aí. Uma fábrica de cerveja artesanal, a Saltwater Brewery da Flórida, EUA, resolveu criar uma embalagem comestível, o pacote para 6 latinhas de cervejas, que será feita a partir de trigo e cevada.
Quem sabe isso ajuda a reduzir a morte de peixes e tartarugas por ingestão dessas embalagens plásticas, não é?
“Isso mostra que através da inovação podemos motivar a mudança que impacta nosso mundo e aquele que vai ficar para os nossos filhos”, afirmou Gustavo Lauria, fundador e CCO do We Believer’s.
Os moldes foram gerados em impressora 3D e usados para fabricar o primeiro lote de anéis – 500 anéis para seis embalagens comestíveis e biodegradáveis. Em abril passado esta novidade foi levada a eventos e locais de interesse turístico e os consumidores conheceram que o novo design era tão forte e manuseável quanto os já conhecidos anéis de plástico. Porém, os anéis comestíveis não são prejudiciais ao ambiente, o que é animador.
A proposta é de se produzir 400.000 dessas embalagens dessas por mês, o suficiente para a produção mensal atual de Saltwater Brewery. O primeiro lote de embalagens acrescerá ao preço unitário da cerveja artesanal algo entre 10 e 15 centavos. A cerveja artesanal custa hoje cerca de US $ 10, informou Lauria.
“Se a maioria das cervejarias artesanais e grandes empresas implementarem esta tecnologia, o custo de produção vai cair, serão mais competitivas em comparação com a solução plástica atual, e por fim, e mais importante, salvam centenas de milhares de vidas marinhas”, disse ele.
Pelo menos nos EUA, quem quiser poderá escolher uma cerveja artesanal que seja menos prejudicial ao meio ambiente. E quem não quiser comer a embalagem (que de fato não é apetitosa) pode jogá-la no lixo orgânico porque 100% biodegradável e compostável.
Já a latinha de alúminio é facilmente reciclável.
Talvez te interesse ler também:
CERVEJA: O MELHOR SUPLEMENTO DEPOIS DE FAZER ESPORTE
CERVEJA: 10 INESPERADOS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE
Categorias: Ambiente, Informar-se
ASSINE NOSSA NEWSLETTER