Índice
A água pode criar paz ou gerar conflitos. Quando a água é escassa, poluída ou quando o acesso das pessoas é desigual ou inexistente, a tensão pode aumentar entre comunidades e países.
Mais de 3 bilhões de pessoas em todo o mundo dependem da água que atravessa fronteiras nacionais. No entanto, apenas 24 países possuem acordos de cooperação para toda a água compartilhada.
À medida que os impactos das mudanças climáticas aumentam e a população cresce, há uma necessidade urgente, dentro e entre os países, de se unirem para proteger e conservar nosso recurso mais precioso.
A saúde pública e a prosperidade, os sistemas de alimentos e energia, a produtividade econômica e a integridade ambiental dependem de um ciclo da água bem-funcionante e gerido de forma equitativa.
O tema do Dia Mundial da Água 2024 é “Água para a Paz”.
Quando cooperamos em relação à água, criamos um efeito cascata positivo – promovendo harmonia, gerando prosperidade e construindo resiliência para enfrentar desafios comuns.
Devemos agir sobre a constatação de que a água não é apenas um recurso a ser usado e disputado – é um direito humano, intrínseco a todos os aspectos da vida.
Neste Dia Mundial da Água, todos nós precisamos nos unir em torno da água e usá-la para a paz, lançando as bases para um amanhã mais estável e próspero.
A campanha para o Dia Mundial da Água, 22 de março de 2024, já está no ar. O tema deste ano discute o papel crítico que a água desempenha na estabilidade e prosperidade do mundo.
O Dia Mundial da Água é uma celebração coordenada pelas Nações Unidas (ONU) por meio do UN-Water. Todos os anos, ele conscientiza a população sobre um importante problema relacionado à água e inspira ações para enfrentar a crise da água e do saneamento.
Talvez te interesse ler também:
A batalha pela economia de água na indústria de alimentos
O impacto do Veganismo na preservação do meio ambiente
Nossas Águas Brasileiras e as Multinacionais que as Saqueiam
Categorias: Ambiente
ASSINE NOSSA NEWSLETTER