Índice
Como aumentar o rendimento das colheitas de forma sustentável? A sociedade moderna, seus problemas de crescimento e produção associados à superpopulação e aos desafios ecológicos e agrícolas de hoje afetam cada habitante do planeta. A agricultura não é mais apenas um mecanismo para cultivar e obter lucro de qualquer forma possível. Com oportunidades novas no monitoramento de campos agrícolas e na detecção do solo usando imagens e tecnologia de satélite, a agricultura passou para a fase de gerenciamento inteligente de recursos sem prejudicar o meio ambiente.
Um agricultor já não precisa mais acrescentar litros de produtos químicos e pesticidas a seus campos para aumentar sua renda. Ele deve abordar as questões do aumento de sua renda de uma maneira mais sustentável e ambientalmente correta. Afinal de contas, ele e sua família estarão consumindo o que ele cresceu com as mãos. E a prática da rotação de culturas e o monitoramento do desempenho no campo através da tecnologia de satélite ajudarão a melhorar a qualidade dos produtos agrícolas e os ganhos do agricultor.
O crescimento populacional e o aumento da demanda por produtos alimentícios no mundo continuam a aumentar vigorosamente. Após a pandemia Covid-19, migrações em massa devido a conflitos militares ao redor do mundo e na Ucrânia, o manejo das colheitas no período pós-colheita é muito afetado. Diferentes condições agro-climáticas ao redor do mundo, culturas e tecnologias agrícolas tornam o gerenciamento de culturas ainda mais difícil, já que não há uma abordagem uniforme.
Entretanto, todos os parâmetros qualitativos e quantitativos que influenciam os rendimentos são conhecidos por vários métodos entre os agricultores, eliminando assim todos os processos desnecessários que requerem tempo e dinheiro. Entre os trabalhadores agrícolas, existem os métodos mais utilizados de previsão de rendimento de culturas baseados na detecção remota por satélite, onde seus pontos fortes e fracos são analisados criticamente.
A agricultura de precisão ajuda os agricultores a lidar com a variabilidade dos campos, solos e culturas. Tais tecnologias incluem:
Usando sensores em seus campos, os agricultores podem identificar exatamente o que o solo ou a planta precisa, quando e onde é necessário, maximizando assim os lucros e economizando tempo. Numerosos estudos de caso demonstram o profundo impacto da agricultura de precisão e das soluções digitais na produtividade agrícola. A economia de custos e o maior rendimento ajudaram os agricultores a recuperar seu investimento inicial na tecnologia, relatam os especialistas.
Uma equipe de cientistas, engenheiros, especialistas em monitoramento agrícola e de campo da EOSDA, desenvolveu maneiras eficazes para que todos os clientes e agricultores da empresa utilizem uma variedade de métodos para estimar o rendimento das colheitas. A empresa utiliza modelos de sensoriamento remoto e de aprendizagem de máquinas, com base em dados de observação da Terra de fazendas individuais para regiões do mundo.
Os principais benefícios do monitoramento de culturas com EOSDA são:
A estimativa do rendimento das culturas é um aspecto importante da agricultura. Vários métodos de estimativa de rendimento das culturas são usados em todo o mundo. Entretanto, não há consenso entre os pesquisadores sobre um método único que atenda a todos os requisitos e que possa servir como modelo universal. Cada método tem suas próprias limitações operacionais. A escolha do método é baseada em objetivos específicos, a área em consideração e a precisão necessária.
Os modelos baseados no sensoriamento remoto com variações de métodos complementares são os mais promissores de todos. Algoritmos de inteligência artificial ajudam e melhoram os métodos atuais e dão aos agricultores e partes interessadas uma melhor compreensão dos sistemas agrícolas.
Talvez te interesse ler também:
O que é agrofloresta e por que é importante?
Aeroponia: a nova tendência no cultivo de alimentos
Cultivar em água do mar: a solução para combater fome e escassez de água doce
Categorias: Agricultura
ASSINE NOSSA NEWSLETTER