Índice
O mundo enfrenta, há algum tempo, enormes desafios ambientais, no entanto, existem inovações na área que soam esperançosas. É o caso da agrofloresta, um sistema de produção que mistura práticas florestais e agrícolas, de modo a beneficiar as pessoas, a vida selvagem e o meio ambiente.
Ainda modesta, a implantação dos sistemas agroflorestais certamente é uma solução essencial para quem quer cuidar das florestas e de toda vida na Terra.
Conheça abaixo mais detalhes sobre a agrofloresta e algumas iniciativas brasileiras envolvendo esse sistema.
A agrofloresta ou Sistema Agroflorestal (SAF) é um método que combina cultivo de espécies de árvores, como frutíferas ou madeireiras, com o agrícola e animal.
Imitando o que a natureza já faz, normalmente, a ideia é permitir uma grande variedade de plantas juntas, a mistura de culturas, árvores, criação de animais e os próprios produtores, todos ocupando a mesma área.
Por ser menos dependente de fertilizantes e pesticidas, a agrofloresta pode ser uma importante aliada na resistência da terra a eventos extremos climáticos, além de armazenar níveis mais altos de carbono no solo e impedir sua compactação e melhorar a biodiversidade criando uma relação simbiótica entre plantas e animais.
Tendo em vista que as árvores ajudam na redução da degradação ambiental, na melhora a qualidade do solo e da água, há inúmeros benefícios ambientais.
Há ainda vantagens econômicas para os produtores, que contam com mais variedade de produtos para comercializar.
No Brasil, há diversas iniciativas sendo implantadas. O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) tem como objetivo plantar 100 milhões de árvores em todo país, até 2030, por meio do plano “Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis” e da parceria com o WRI Brasil.
Na Amazônia, a Aliança pela Restauração da Amazônia já identificou mais de 1600 iniciativas de restauração por meio de Sistema de Agrofloresta. Há também o projeto Renovando Paisagem, feito em parceria com a Fundação Renova, que visa promover restauração florestal, em Minas Gerais, usando técnicas sustentáveis de produção agropecuária. Existem ainda diversas iniciativas de pequenos produtores, que estão substituindo práticas de monocultura pela mistura entre diferentes espécies.
Talvez te interesse ler também:
Quem é Ernst Götsch: o suíço que inventou a agricultura sintrópica e planta água na Bahia
O deserto vai virar floresta: como agricultores estão transformando a paisagem
Fome? Sistemas agroflorestais e florestas podem resolver a questão
Elimine qualquer praga de planta com esses remédios caseiros e naturais
Castanheira, a rainha da floresta está em extinção: conheça os benefícios de seus frutos
Categorias: Agricultura
ASSINE NOSSA NEWSLETTER