Índice
A agricultura familiar vem exercendo um importante papel na alimentação da população no Brasil.
Entretanto, nos últimos anos, vêm ocorrendo diversos cortes em programas de incentivo e apoio a essa modalidade de agricultura básica. Tal fato vem comprometendo o segmento do pequeno agricultor, com impactos sobre renda e produção de alimentos.
Existe um importante sobrevivente desse segmento que é o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Porém, sua continuidade está muito ameaçada.
As diretrizes desse programa estabelecem que 30% da merenda consumida pelos estudantes, devem ser contratadas junto a agricultores familiares, garantindo uma alimentação saudável – sem agrotóxicos – para crianças e a geração de renda para famílias produtoras.
Mesmo antes da pandemia nem todos os municípios do país contratavam esse tipo de produção para abastecer as merendas de seus estudantes; tal fato gerava distorções sociais.
Essa situação se agravou com a pandemia, como decorrência do fechamento de escolas e a interrupção das compras de merenda para alunos locais.
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), não efetua divulgação dos dados de compras de agricultura familiar desde 2017, como informou o UOL.
Isso causa um impacto enorme quanto à identificação da situação do segmento e de formulação de eventuais políticas públicas para corrigir supostas distorções.
Levantamentos realizados por entidades ligadas à agricultura familiar, apuraram uma redução de faturamento desses produtores, passando de total de R$ 27 milhões em 2019 para R$ 3,6 milhões no ano de 2020.
É uma situação muito triste. A agricultura familiar gera renda aos pequenos produtores e alimento de qualidade aos consumidores. É preciso continuar a fomentar essa pequena, grande, agricultura.
Talvez te inetresse ler também:
Gongocompostagem: solo rico, alta produtividade e baixo custo com piolho-de-cobra
Nigéria quer produzir abacate sustentável e ser um dos maiores exportadores da fruta
A carne está cada vez mais cara e poluente: você vai continuar comendo?
Categorias: Agricultura
ASSINE NOSSA NEWSLETTER