Índice
A agricultura natural de Masanobu Fukuoka não é um conceito novo e sequer moderno – sua prática já estava dando frutos na década de sessenta do século passado e seus textos serviram de base para o que nós conhecemos hoje como permacultura ou cultura permanente.
Fonte foto: brasil247.com
Agricultura natural ou a arte de deixar a terra produzir, se recuperar, nos dar alimento, sem nossa intervenção em maior escala é do que trata essa teoria, técnica e prática pois nascida da observação da agricultura tradicional japonesa e da recuperação de conhecimentos ancestrais de um povo que se considerava integrado com seus recursos naturais.
Essa técnica você pode conhecer no livro Agricultura Natural, em download livre aqui
São essas práticas como o cultivo direto, sobre a palhada da cultura anterior que, como cama quente e protetora, ajuda a terra a manter a umidade necessária para o brote das sementes, os primeiros cuidados das novas mudas – essa mesma palhada que vai se decompondo em contato com o solo e seus microrganismos, gera o alimento que essa nova cultura vai usar em seu crescimento.
Também vem de Fukuoka a ideia de juntar peixes e arroz de regadio, uns se alimentando dos bichinhos que se juntam nas águas e adubando o solo com seus excrementos, servindo de fonte proteica para o agricultor que poderá cozinhar os peixes com o arroz coletado, uma ação de perfeita simbiose natural tanto para as plantas e animais dos canteiros produtivos quanto para o solo e o homem que dele usufrui.
É o respeito aos ciclos naturais, a observação das ações de bichos, plantas e clima e, quando muito, o direcionamento de uma muda aqui, uma sementeira acolá, que faz com que a agricultura natural também seja conhecida como agricultura do não fazer.
E, nessa ação do “não fazer” deixamos de agir agressivamente para extorquir da terra, e da natureza, aquilo que queremos – não usaremos pesticidas, nem adubos químicos, nem máquinas pesadas que compactam ou arrebentam o solo quebrando-lhe a estrutura fundamental à vida.
Fonte foto: Wikpedia
Fukuoka viveu no Japão entre 1913 e 2008, cursou botânica e microbiologia, foi agricultor e o criador das técnicas referidas com seu nome.
Fonte foto: media-cache
Claro, apesar de ser conhecida como “Agricultura do nada fazer” é claro que, se esperamos colher, teremos de semear, e cuidar mas, nunca, extorquir a terra e seus recursos naturais, nunca desrespeitar seus ciclos de vida, nunca destroçar qualquer pedaço do ecossistema sob pena de perder as colheitas e benefícios.
1. Limpe o solo das raízes de plantas silvestres, de forma aos canteiros e mantenha nestes as plantas necessárias à nutrição do solo.
2. Crie um sistema de irrigação por gotejamento para reduzir o desperdício de água.
3. Faça a semeadura sobre a cobertura vegetal, em pequenas covas escondidas.
4. Cubra as covas com palha, para proteger o solo e enriquecê-lo com microrganismos.
5. Ao redor dos canteiros plante ervas de ação repelente aos insetos e parasitas, como o cravo de defunto, capuchinha, alfazema, alho, cebola e manjericão.
6. Se a planta precisar de suporte, faça estruturas com madeira ou metal, para mantê-la levantada e facilitar o crescimento – é o caso de tomates, por exemplo.
7. Se você semeou na época certa, se beneficiará das chuvas e sol, de forma equilibrada, até a colheita.
8. Após a colheita, deixe as raízes das plantas apodrecerem no solo para que este recupere sua fertilidade.
Os livros de Fukuoka são facilmente encontrados tanto em livrarias brasileiras como para download em pdf. Vale a pena você tomar conhecimento deste método que é um dos mais fáceis de serem aplicados, em qualquer região climática.
Veja também: LIVROS GRÁTIS PARA APRENDER A SUSTENTABILIDADE DA VIDA (BIOCONSTRUÇÃO, PERMACULTURA, AGROECOLOGIA)
Veja abaixo o video Natural Farming sobre Masanobu Fukuoka
MULHERES NA AGRICULTURA – A SOLUÇÃO PARA A ERRADICAÇÃO DA FOME E DA POBREZA
NA PERMACULTURA MEIO HECTARE DE TERRA ALIMENTA 50 FAMÍLIAS
TÉCNICA JAPONESA USA PATOS, PEIXES E PLANTAS PARA PRODUZIR ARROZ ORGÂNICO
Categorias: Agricultura, Informar-se
ASSINE NOSSA NEWSLETTER