O cacique Raoni fez um apelo para ao lançar a campanha “Covid-19: protejamos os guardiães da Amazônia!”.
A Planeta Amazônia lançou uma campanha para ajudar os povos indígenas da Amazônia a se protegerem da negligência do governo brasileiro, cuja inércia tem os colocado em risco de contágio de Covid-19, o que pode representar um genocídio indígena no Brasil.
Os fundos recolhidos com a campanha serão utilizados para garantir a segurança dos indígenas durante o período de isolamento social, em razão da fragilidade de seu sistema imunológico ante a epidemia.
O cacique Raoni, líder do povo Mebengokrê e potencial prêmio Nobel da Paz em 2020, está apoiando a campanha para alertar sobre o enorme perigo que os povos indígenas correm com o novo coronavírus.
Em um vídeo para a campanha, Raoni chama parceiros internacionais a ajudarem no financiamento de produtos sanitários e alimentares, de pesca, medicamentos e combustível para transportá-los das aldeias a cidades cujo acesso se dá, exclusivamente, por vias fluviais.
Em carta, o cacique Raoni expõe a necessidade de os indígenas manterem-se isolados em suas aldeias para se protegerem da epidemia. Para isso, eles precisam da ajuda que a associação Planeta Amazônia realizou através da campanha”Covid-19: protejamos os guardiães da Amazônia!”, que busca arrecadar 10 mil euros para a aquisição dos seguintes itens de subsistência para os indígenas:
As doações podem ser feitas diretamente pelo site da Planeta Amazônia. O valor mínimo para doação é de 10 euros (cerca de 60 reais).
Talvez te interese ler também:
Escritor e colaborador cientista, indígena Aldevan Baniwa morre de Covid-19 em UTI de Manaus
Justiça impede missionários de fazerem contato com indígenas isolados
Eles não fazem home office: garimpeiros e grileiros seguem degradando a Amazônia (e os indígenas)
Categorias: Informar-se, Povos da Floresta
ASSINE NOSSA NEWSLETTER