Uma das cidades mais visitadas do mundo está embaixo d’água: Veneza, na Itália.
Nesta época, a cidade italiana costuma ser afetada pela chuva, mas este ano a situação se agravou ainda mais devido a uma forte ventania. Uma nota da prefeitura diz que Veneza está completamente submersa pela água, tendo atingindo o pico histórico de 1,87 metro, como informa o GreenMe Itália. A última vez em que a cidade chegou a viver cenas mais dramáticas foi em 1966, quando a água chegou a 1,94 metro.
O prefeito de Veneza, Luigi Brugnaro, comentou em seu Facebook que: “Uma maré de 187 cm é uma ferida que deixa marcas indeléveis.”
A tempestade do vento que assola a cidade fez duas vítimas na ilha de Pellestrina, uma morta por uma corrente elétrica e outra isolada em sua casa. Várias regiões estão sem luz e escolas estão sem funcionar, devido às fortes rajadas de vento.
Um dos principais pontos turísticos de Veneza, a Piazza San Marco, está completamente tomada pela água. Caminhar até a famosa Basílica é praticamente impossível.
Brugnaro disse que será decretado estado de catástrofe natural em Veneza, “porque os custos (os danos) serão provavelmente significativos e se espera que o nível da água continue subindo”, informa a IstoÉ.
#Venezia #AcquaAlta, #vigilidelfuoco al lavoro per allagamenti, battelli che hanno rotto gli ormeggi. Interventi stanotte per l’incendio di alcune cabine elettriche allagate. Soccorse persone rifugiate sugli imbarcaderi #13Novembre 8:00 pic.twitter.com/SOmPT07vhf
— Vigili del Fuoco (@emergenzavvf) 13 de novembro de 2019
O prefeito chamou a atenção para a necessidade de esforços conjuntos para enfrentar o que ele acredita ser “claramente o impacto da mudança climática”.
Talvez te interesse ler também:
AUSTRÁLIA EM CHAMAS: INCÊNDIO QUEIMA FLORESTAS E SE ALASTRA PARA AS CIDADES
FIÉIS MERGULHAM EM NUVEM DE POLUIÇÃO NO RIO YAMUNA, NOVA DÉLI
PRESIDENTE BOLSONARO GANHA O PRÊMIO ‘RACISTA DO ANO’ EM LONDRES
Categorias: Cidades, Informar-se
ASSINE NOSSA NEWSLETTER