Um menino indígena está tendo destaque na 6ª Olimpíada de Língua Portuguesa promovida pelo Ministério da Educação, em parceria com o Itaú Social, e que faz parte do Programa Escrevendo o Futuro.
Este garoto se chama Marcel Aleixo da Silva, tem 10 anos e vive na comunidade Serra do Truaru.
Como contou o G1 Roraima, Marcel se classificou para a semifinal desse concurso escolar, que envolve estudantes e professores da rede pública do 5º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio, com o poema que tem o mesmo nome de sua comunidade.
No poema, o menino Marcel destaca as belezas e costumes de sua comunidade e de seu povo.
Segue um excerto do poema de Marcel:
Serra do Truaru
“Minha terra preferida
Muito linda de se ver
Nela temos gente querida
E história pra escrever
Sobre essa comunidade
Que escolhi para viver
Tenho muita liberdade
De ver a natureza florescer”
Graças a esse poema ter sido selecionado neste concurso, o estudante e sua professora de Língua Portuguesa, Josane Chagas, irão para São Paulo onde participarão de uma próxima etapa, com três dias de oficinas de formação, passeios culturais e palestras para dar mais elementos ao desenvolvimento da escrita dos alunos participantes e ao trabalho dos professores inscritos.
Para as semifinais desse concurso 443 produções foram escolhidas em todo o Brasil e na próxima etapa, de nível nacional, serão selecionados 173 finalistas e seus respectivos professores, sendo que somente 28 estudantes serão os premiados de 2019.
Estamos na torcida para que o garoto Marcel esteja entre os 28 finalistas, representando a cultura indígena e as raízes de nosso povo!
Talvez te interesse ler também:
MAIS DE 300 ETNIAS, MAIS DE 200 LÍNGUAS: CONHEÇA A RIQUEZA CULTURAL DOS NOSSOS ÍNDIOS
INDÍGENAS REPUDIAM DISCURSO DE BOLSONARO NA ONU: YSANI KALAPALO NÃO LHES REPRESENTA. QUEM É ELA?
CACIQUE RAONI É CANDIDATO AO PRÊMIO NOBEL DA PAZ POR SUA LUTA EM DEFESA DA AMAZÔNIA
Categorias: Informar-se, Povos da Floresta
ASSINE NOSSA NEWSLETTER