Ela ficou à mercê das ondas por pelo menos 47 anos e foi encontrada quase intacta em uma praia no Reino Unido, com as escritas ainda legíveis. Vamos falar de uma garrafa de plástico que continha detergente de lavar louça: uma imagem horrível que mostra mais uma vez, a gravidade do problema do lixo e do descarte plástico.
A garrafa foi encontrada pela guarda costeira em uma praia de Somerset, a imagem foi então publicada no Facebook:
“Parece ainda nova. Ficamos surpresos com a quantidade de detritos jogados na praia e é chocante quanto tempo o lixo pode sobreviver e danificar a natureza”, escreveu Burnham Coastguard.
A maré alta jogou o lixo na praia, mas diante daquela garrafa todos arregalaram os olhos graças à sua marca e ao fato de que está escrito 4d, ou seja, 4 penny, o que mostra que foi comercializada antes da Grã-Bretanha mudar a moeda decimal, em 1971.
“A imagem mostra ‘o flagelo dos nossos dias’ causado pela poluição do plástico”, explica o Time de Resgate da Guarda Costeira de Burnham, “Esta garrafa flutua em nossas águas; nossos oceanos podem ser salvos da ruína do nosso meio ambiente?
De acordo com o estudo de uma ONG sem fins lucrativos, a Ocean Conservancy, garrafas de plástico podem levar até 450 anos para se decompor no oceano. Um relatório do governo britânico em 2017 estima que cerca de 70% dos resíduos no mundo são de plástico.
Deu pra imaginar o tempo que levará para que nossas águas fiquem limpas?
O lixo plástico pode “pescar” peixes, matar aves engasgadas, danificar ecossistemas marinhos e o ecossistema como um todo (água, solo e ar).
Nos últimos tempos temos testemunhado o nascimento de verdadeiras ilhas de plástico. Cerca de 8 milhões de toneladas de plástico acabam no mar todos os anos, segundo o Fórum Econômico Mundial.
Uma mudança de direção é necessária antes que seja tarde demais (se já não for tarde demais).
Talvez te interesse ler também:
AS TERRÍVEIS IMAGENS DE BALÕES QUE ESTÃO MATANDO OS ANIMAIS (E POLUINDO OS OCEANOS)
BITUCA DE CIGARRO EM PRIMEIRO LUGAR ENTRE OS RESÍDUOS DO OCEANO: POLUEM MAIS QUE PLÁSTICO
ISTO NÃO É UM ATERRO, É O MAR DE SANTO DOMINGO. VEJA ONDAS DE LIXO EM UM VÍDEO CHOCANTE
Categorias: Informar-se, Lixo
ASSINE NOSSA NEWSLETTER