Ondas de detritos plásticos derramando-se sobre a praia de Montesinos, na capital Santo Domingo. De garrafas à sacolas e ainda tampinhas, canudos e embalagens de todos os tipos: imagens tão incríveis que parecem uma montagem, mas infelizmente não é.
O vídeo é o resultado da nossa cultura do plástico descartável. O filmado foi divulgado por Parley, uma equipe de ambientalistas que trabalha na limpeza da costa da República Dominicana.
Resíduos de plástico, incluindo garrafas e embalagens de take-away, podem ser vistos surfando ao longo das ondas da praia.
“No passado, a gente mandava postais com praias mágicas e palmeiras, agora são ondas de resíduos de plástico. A não ser que todos ajam, as futuras gerações nem mesmo acreditarão que aquelas imagens dos postais existiram. O plástico tem que desaparecer”, disse Cyrill Gutsch, fundador da Parley.
O grupo ativista trabalhou durante anos junto com a marinha local e os conselhos militar e municipal para limpar o lixo plástico. Mais de 500 funcionários públicos foram recrutados para a operação. Em apenas três dias de trabalho, foram recolhidas 30 toneladas de plástico, embora Parley acredite que ainda haja muito trabalho a se fazer para eliminar todo o lixo.
Seis toneladas de plástico foram recuperadas e transformadas em Ocean Plastic®, um material usado para criar produtos alternativos ao plástico descartável.
“Assistir a esse show ao vivo é absolutamente chocante, mas o pior é que isso não é uma novidade em Santo Domingo. Essa situação acontece toda vez que chove muito”, explica Carmen Danae Chamorro, da Parley.
Assista ao vídeo:
Daqui a 35 anos, os oceanos poderão conter mais plástico do que peixes em suas águas. Este alarme fora lançado por um estudo intitulado “The New Plastics Economy: Rethinking the future of plastics”, produzido pelo Fórum Econômico Mundial em colaboração com a Fundação Ellen MacArthur.
A previsão, enfim, é que um mar de lixo inundará a Terra e não dará futuro às cadeias alimentares dos oceanos do mundo, que já há muito correm risco de colapso devido às emissões de gases de efeito estufa, à pesca intensiva e à poluição localizada.
Chega de plástico!
Talvez te interesse ler também:
10 DICAS PARA DIMINUIR O LIXO PLÁSTICO NO DIA A DIA
PLÁSTICO SHOCK: 10 IMAGENS DA NATIONAL GEOGRAPHIC QUE TODO MUNDO TEM QUE VER
ESSES RAPAZES ESTÃO LIMPANDO O OCEANO DO PLÁSTICO (E TAMBÉM CRIANDO EMPREGOS)
Categorias: Informar-se, Lixo
ASSINE NOSSA NEWSLETTER