Plástico por todo lugar. No mar, dispersos em nossas estradas, nas praias e até na fossa das Marianas, no fundo do oceano. A nova capa da National Geographic de junho diz isso através de uma imagem áspera: um iceberg emerge da água, mas a imagem engana, pois trata-se de uma enorme sacola plástica.
Esta é só a primeira imagem chocante da campanha realizada pela National Geographic, Planet ou Plastic, que visa conscientizar sobre o impacto da poluição plástica sobre a Terra e seus habitantes.
“Por 130 anos, a National Geographic documentou as histórias do nosso planeta, dando a telespectadores do mundo inteiro uma janela para a extraordinária beleza da Terra e as ameaças que enfrenta”, disse Gary E. Knell, CEO da National Geographic Partners. Todos os dias, nossos exploradores, pesquisadores e fotógrafos em campo testemunham em primeira mão o impacto devastador do plástico descartável em nossos oceanos e a situação está se tornando cada vez mais séria”.
Através da Planet ou Plastic, a National Geographic irá compartilhar as histórias desta crescente crise, na esperança de ajudarmos a lidar com isso, espalhando uma maior conscientização sobre a importância de eliminar o plástico descartável de nossas vidas.
Nós todos sabemos disso. O mundo foi invadido pelo plástico e a culpa é nossa. Mas o que aconteceria se nos defrontássemos com as terríveis consequências da nossa dependência ao plástico?
Esse é um dos objetivos da campanha, que visa mudar a forma como as pessoas usam o plástico. Cientistas e pesquisadores da revista esperam preencher as lacunas no conhecimento sobre os impactos a longo prazo do plástico no meio ambiente, que se dissolve em partículas microscópicas e que chega à nossa cadeia alimentar.
Uma mudança de mentalidade por parte de todos forçaria os governos a aplicar políticas de contenção, proibição ou reciclagem do plástico, as empresas a reverem os materiais usados em suas embalagens, e o consumidor a fazer escolhas mais conscientes.
As imagens que seguem, poderosas e angustiantes, contam os danos que 9 milhões de toneladas de lixo plástico produzem a cada ano para a fauna, flora, biodiversidade e toda a Vida na Terra.
Image credits: John Cancalosi/ National Geographic
Randy Olson / National Geographic
Jordi Chias/ National Geographic
Justin Hofman/ National Geographic
Brian Lehmann/ National Geographic
Categorias: Informar-se, Lixo
ASSINE NOSSA NEWSLETTER