Uma brusca freada sobre a faixa de pedestre. Um pedestre que atravessa a rua para, aterrorizado, achando ter sido investido. Acontece todos os dias nas ruas do mundo inteiro, mas o que descrevemos aqui faz parte de uma nova experiência francesa que visa sensibilizar os pedestres sobre os riscos de atravessar a rua no sinal vermelho.
Um telão luminoso produz o som de frenagem enquanto os transeuntes atravessam a estrada com o sinal vermelho. Recém-construído nos vários cruzamentos de Paris, o kit é formado por um grande display digital com sensores de movimento, uma câmera e alto-falantes.
Sempre que um pedestre atravessar com sinal vermelho, parte o som dos pneus freando. O rosto assustado do transeunte é fotografado e imediatamente projetado no visor localizado nas proximidades.
Desta forma, os pedestres assustados se vêm com medo e ainda por cima recebem a mensagem:
“Não corra o risco de enfrentar a morte“.
O órgão francês para a segurança rodoviária, DRIEA (Direction Régionale de l’Equipement et Interdepartementale et l’Aménagement) colaborou com a agência de publicidade Serviceplan para criar o sistema que assusta os pedestres, esperando que estes reconsiderem este hábito muito perigoso.
Uma pesquisa recentemente conduzida por uma equipe da Universidade de Estrasburgo, constatou que 40% dos pedestres atravessam as ruas quando o sinal está vermelho. Muitas vezes, apesar da segurança de que “não vem nenhum carro”, acidentes fatais podem ocorrer.
O que você acha desta campanha? Vale a pena o método chocante?
Veja o vídeo e deixe seu comentário:
EM MADRID AS FAIXAS DE PEDESTRES FICAM COLORIDAS GRAÇAS À STREET ART
O SEMÁFORO DANÇANTE: EM LISBOA UM EXPERIMENTO URBANO PARA TORNAR OS CRUZAMENTOS MAIS SEGUROS
Categorias: Cidades, Informar-se
ASSINE NOSSA NEWSLETTER