O telhado verde é uma técnica arquitetônica sustentável que consiste no plantio de vegetação rasteira, em geral gramínea, sobre a cobertura de casas, prédios e até de pontos de ônibus. A alternativa do teto verde colore as cidades, torna-as mais frescas, bonitas e agradáveis.
O Rio de Janeiro acaba de inaugurar um ponto de ônibus com teto verde. Localizado no Morro do Vidigal, foi construído pelos próprios moradores do local, segundo informa o Razões para Acreditar.
O teto verde no ponto de ônibus, além da função estética, tem uma mais importante: servir como uma farmácia natural comunitária. Sobre a sua cobertura, foram plantadas espécies de ervas medicinais para serem colhidas pelos moradores da comunidade sempre que precisarem tratar de algum problema de saúde.
Além desses benefícios, o teto verde ajuda a reduzir a temperatura, aumenta a umidade relativa do ar e contribui para reduzir a poluição.
Os idealizadores do projeto foram o arquiteto Guto Graciano e a chef Graça dos Prazeres, que é especialista em culinária orgânica viva. Já a construção do espaço contou com a participação dos próprios moradores do Vidigal.
O teto verde é autônomo, pois conta um sistema de rega automática a partir da água da chuva.
Uma ação que, além de bonita, faz bem ao meio ambiente e à saúde.
UM OÁSIS CRIADO EM CIMA DE UM ANTIGO LIXÃO: SUSTENTABILIDADE E TRABALHO DE COMUNIDADE
EM FLORIANÓPOLIS: PONTO DE ÔNIBUS SUSTENTÁVEL, HIGH TECH, COM ENERGIA SOLAR E TELHADO VERDE
Categorias: Cidades, Informar-se
ASSINE NOSSA NEWSLETTER