Leonardo DiCaprio, só podia ser ele! O ator norte-americano está apoiando a campanha dos Sioux que se opõem à construção da Dakota Access Pipeline (DAPL), um duto destinado à transportar algo como 570.000 barris de petróleo por dia da região de Bakken na Dakota do Norte passando pela Dakota do Sul e Iowa, até chegar a Illinois.
Um caminho comprido de quase 2.000 km, pelos quais oleoduto atravessaria as terras e as águas dos Sioux.
O DAPL, também conhecido como oleoduto de Bakken deve cruzar o rio Missouri a 1,5km de distância da reserva Standing Rock que se estende entre o norte o sul da Dakota. O rio Missouri é um dos maiores recursos hídricos dos EUA e fontes de água potável para milhões de pessoas.
Os índios do Standing Rock, muitas vezes chamados Sioux, temem que um potencial derramamento de óleo ameace a água, a terra e a saúde dos habitantes.
Anna Lee, um jovem de 13 anos que representa o Standing Rock Sioux Tribe, pediu pela web ajuda ao mundo com uma petição na Change.org, incitando a US Army Corps of Engineers a impedir a construção do Dakota Access Pipeline.
Anna diz que brincava com seus amigos ao longo desse rio, como fizeram seus avós e bisavós. Mas este paraíso pode estar em perigo por causa do ouro negro e poderia “acabar com as plantas e os animais, arruinar a nossa água potável e envenenar a vida do centro comunitária do Standing Rock Sioux”.
E Leonardo DiCaprio, sempre atento à estas questões, deu seu apoio convidando a população a assinar a petição.
Não apenas DiCaprio, outros nomes se uniram à causa como Jason Momoa, Ezra Miller e Ray Fisher do Justice League que também apoiam publicamente esta campanha.
Vamos assinar? Clique aqui.
Talvez te interesse ler também:
10 PESSOAS FAMOSAS QUE ESTÃO AJUDANDO O PLANETA
Categorias: Informar-se, Povos da Floresta
ASSINE NOSSA NEWSLETTER