Todos nós sabemos que a Índia é um país particular em muitos aspectos. Índia é um país cujo clima e latitude geográfica lhe permitem receber maior energia solar em sua superfície.
Mas, ao mesmo tempo, devido ao seu contingente populacional, é um dos países que mais gera poluição.
Por isso, o uso de energias renováveis é fundamental. Pensando nisso, o governo tem um plano, desde 2013, para introduzir progressivamente as energias renováveis ao país.
Em dezembro de 2015, foi finalizada a construção do aeroporto internacional de Cochin, quarto maior da Índia, na cidade de Querala. Já em funcionamento, é o primeiro aeroporto do mundo que funciona 100% com energia solar. Embora existam outros aeroportos que aproveitam energia renovável, o de Cochin funciona totalmente com esse tipo de energia.
Cochin conta com 48.154 painéis solares que produzem cerca de 12 megabytes diários de energia. O aeroporto evita, com isso, a emissão de 300.000 toneladas métricas de carbono pelos próximos 25 anos, o que equivale a plantar 3 milhões de árvores.
O plano de fazer de Cochin o maior aeroporto verde ainda não acaba por aqui. Planeja-se realizar uma área de cultivo nele que possa ser regada com a água utilizada para limpar os painéis solares.
Essa iniciativa é um bom exemplo a ser seguido por outros governos e empresários de todo o mundo, pois mostra que é possível qualquer empreendimento funcionar com energia 100% limpa.
Talvez te interesse ler também:
BRASIL BUSCA APROVAR LEI QUE DÁ INCENTIVOS À GERAÇÃO DE ENERGIA LIMPA
SOLAROAD: NA HOLANDA A CICLOVIA QUE PRODUZ ENERGIA LIMPA
Fonte foto: g1
Categorias: Energia Renovável, Informar-se
ASSINE NOSSA NEWSLETTER