A cidade de Cupertino, na Califórina (EUA), vai se tornar o primeiro espaço urbano com a maior cobertura verde do mundo. O projeto de um teto verde para a cidade foi desenhado pelo arquiteto uruguaio Rafael Viñoly. O projeto ainda está em fase de financiamento.
O maior teto verde do mundo será instalado numa área de 12 hectares com vasto comércio e uma área residencial com 800 apartamentos. Sua área é maior do que 13 estádios de futebol. Além disso, o projeto será submetido à consulta popular.
Tetos verdes ou tetos vivos são espaços com pasto e vegetação que ficam acima de edifícios e casas. São uma superfície cultivada literalmente sobre um teto. Os tetos verdes são alternativas para recuperar o contato com a natureza e fornecer frescor às cidades cheias de concreto.
As vantagens de um teto verde é que nele é possível cultivar fores, verduras, frutas, dando alimentos à população, além de economizar energia, já que a climatização evita o uso de ar condicionado.
No grande teto verde, será possível praticar atividades físicas e recreativas ao ar livre. O desenho abriga um grande parque com pistas e espaço infantil, anfiteatro, vinhedos e hortos.
Embora esse seja um projeto bastante ambicioso, ele pode ser feito em pequena escala, numa casa pequena, por exemplo. Você também pode ter o seu próprio teto verde!
Talvez te interesse ler também:
AS FANTÁSTICAS CASAS DE TETO VERDE NA ISLÂNDIA: CANDIDATAS AO PATRIMÔNIO DA UNESCO
UMA ESCOLA DE TELHADO VERDE NA PERIFERIA DE PARIS
Fonte fotos: labioguia e ecoinventos
Categorias: Cidades, Informar-se
ASSINE NOSSA NEWSLETTER