Em missão organizada pelo Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos da ONU (PMA), o Brasil recebe, desde o dia 21 de julho, uma comitiva da Etiópia para intercâmbio de estratégias de sucesso adotadas no nosso país.
Nessa área, da segurança alimentar, a experiência brasileira é considerada referência internacional por sua ação interministerial, com a participação efetiva da sociedade civil, nos programas de nutrição e ações integradas governamentais.
Esse intercâmbio, no entanto, já tem sua história e vem sendo, desde 2010, estimulado pelo PAA Africa (Purchase from Africans for África) quando se abriu esse diálogo entre Brasil e África com o objetivo de reforçar a cooperação entre nossas regiões, promovendo a segurança alimentar e a agricultura familiar. Neste esforço já existe um programa de compartilhamento de experiências entre Brasil e cinco países africanos: Etiópia, Niger, Malaui, Moçambique e Senegal, em parceria com o PMA (Programa Mundial de Alimentos), a FAO (Organização da ONU para Alimentação e Agricultura e o DFID (Departamento para Desenvolvimento Internacional do Reino Unido),
A missão da Etiópia ao Brasil também é apoiada pela Fundação Bill&Melinda Gates, cujo objetivo é acelerar o processo de combate à má nutrição pela troca de experiências bem sucedidas.
O PMA é hoje a maior agência humanitária na luta contra a fome no mundo atingindo, com assistência alimentar, a mais de 90 milhões de pessoas em 80 países.
Leia também: AMÉRICA LATINA JÁ PRODUZ MAIS DO QUE PRECISA EM ALIMENTOS
Fonte foto: unhcr.org
Categorias: Agricultura, Informar-se
ASSINE NOSSA NEWSLETTER