A França, país que sediará a próxima Cúpula do Clima da Onu, está mesmo muito empenhada na redução das emissões de gases que causam o efeito estufa.
Depois de dar incentivo financeiro à quem for de bike ao trabalho, uma nova lei aprovada recentemente em França obriga que os novos edifícios, que vierem a ser construídos em zonas comerciais na França, deverão ser parcialmente cobertos por plantas ou paineis fotovoltaicos.
Os telhados verdes, como são chamados, têm um efeito de isolamento que ajudam a reduzir a quantidade de energia necessária para aquecer um edifício durante o inverno ou resfriá-lo no verão. Eles são capazes de reter a água da chuva e reduzir os problemas com o escoamento desta, e ainda oferecem às aves, um lugar para chamar de seu, na selva de pedras que são os centros urbanos.
A lei aprovada é, segundo alguns ativistas franceses, realmente fantástica, pois dá aos empresários, a oportunidade de instalar painéis fotovoltaicos o que fornece os edifícios a possibilidade de gerarem energia renovável, deixando ainda menos de uma pegada e uma conta de luz mais barata no final do mês.
Aqui na nossa terrinha, inclusive, a ideia foi colocada em questão por pesquisadores brasileiros que defendem que o governo deve financiar a implantação de paineis solares nas casas.
Os telhados verdes já são muito populares na Alemanha, Austrália e Canadá!
São tantos os benefícios que os telhados verdes podem proporcionar, além dos que já foi citado acima, acrescentamos:
* são bonitos,
* melhoram a estética cinza das cidades,
*melhoram a qualidade do ar no entorno, pois as plantas ajudam a captam o CO2 da atmosfera,
* abrem espaços para a construção de hortas comunitárias,
* podem ser uma aérea de lazer muito interessante para os condomínios.
Abaixo outros exemplos interessantes que vem do amado país da Torre Eiffel.
Leia também:
Uma escola de telhado verde na periferia de Paris
Menos publicidade: na França a primeira cidade a substituir os anúncios publicitários por árvores
P’tit Vélib: em Paris o primeiro bike sharing para crianças no mundo
Categorias: Cidades, Informar-se
ASSINE NOSSA NEWSLETTER