Uma sacola que em apenas cinco minutos consegue derreter na água porque, em vez de ser feita de petróleo, é feita com calcário. Uma ideia brilhante, já patenteada no Chile, e que poderia mudar o futuro do país e quem sabe, do mundo.
Oceanos sufocados por plásticos e soluções cada vez mais inovadoras para frear a poluição que destrói ecossistemas inteiros matando peixes, tartarugas, pássaros e até nós mesmos.
Esta sacola parece ser semelhante à sacola plástica descartável, mas na verdade ela é feita de calcário pela SoluBag e isso permite que ela se desintegre na água em apenas cinco minutos, sem liberar substâncias nocivas.
Atualmente existem duas versões, uma que derrete em água fria e é chamada de ‘básica’, enquanto a outra é semelhante à uma sacola de lona e derrete em água quente.
“Nosso produto não tem impacto no meio ambiente. A diferença entre o plástico tradicional e este produzido por nós é que o primeiro permanecerá na natureza por centenas de anos, de 150 a 500 anos, os nossos, em apenas 5 minutos”, diz o diretor. de Roberto Astert Boettcher em entrevista ao canal de TV 13.
“Todos os nossos produtos são feitos de um material que se desintegra quando em contato com a água, que é 100% ecologicamente correto e não deixa contaminantes”, diz o site da empresa.
Quanto ao problema ambiental causado pelo plástico, o Chile está na vanguarda, foi um dos primeiros países a proibir o uso de sacolas plásticas descartáveis.
Esta sacola revolucionária deverá ser comercializada em outubro e os custos não deverão ser muito diferentes das atuais sacolas descartáveis.
Esse material green, portanto, que não precisa de anos para se decompor, poderia dar uma contribuição decisiva para a luta contra o plástico.
Que tudo dê certo! Plástico nunca mais!
Sobre o plástico, a praga do século, leia também:
CHEGA DE CANUDO PLÁSTICO: 9 MOTIVOS PARA NUNCA MAIS USÁ-LO E 8 ALTERNATIVAS
COMO FUNCIONA O PAC-MAN GIGANTE QUE IRÁ ENGOLIR O LIXO PLÁSTICO DOS OCEANOS (VÍDEO)
ISTO NÃO É UM ATERRO, É O MAR DE SANTO DOMINGO. VEJA ONDAS DE LIXO EM UM VÍDEO CHOCANTE
Categorias: Informar-se, Lixo
ASSINE NOSSA NEWSLETTER