Índice
Novamente os cidadãos, os animais e a Natureza são penalizados pela avidez e pela ganância humana. E a história se repete mesmo com o , que não foram levados em conta pelas grandes empresa e pelo governo!
Não se sabe ao certo quantas vítimas humanas foram arruinadas nesta tragédia de Brumadinho, que dirá sobre a dos animais!?
A empresa Vale do Rio Doce e a BHP Billiton, controladoras da Samarco, talvez também o governo com suas concessões, licenças e fiscalização falha, foram os responsáveis pelo rompimento das barragens em Mariana-MG em 2015. E agora, a Vale é de novo responsável pela barragem que rompeu em Brumadinho! Isso mostra que algo precisa ser feito com urgência para que novamente não ocorra uma outra tragédia!
Enquanto isso, bombeiros, defesa civil e socorristas voluntários estão agindo para socorrer as vítimas de Brumadinho.
Ativistas, animalistas e protetores de animais se solidarizam com as vítimas humanas deste desastre e defendem que os animais sejam resgatados com urgência pelos órgãos competentes e pela Vale do Rio Doce, pois muitos estão atolados na lama.
Animais como bois, cabras, galinhas e porcos mantidos na região para serem explorados (produção da carne e de leite), além dos animais de estimação, como cães e gatos.
A Vale do Rio Doce comentou em nota, que faria o resgate de funcionários e de pessoas da comunidade, porém, não mencionou o resgate dos animais. Habitantes locais fizeram vários vídeos postados na Internet mostrando a triste situação em que se encontram esses animais, sendo arrastados pela lama.
Nessa triste realidade, um grupo de veterinários voluntários, coordenado pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais, conseguiu autorização para ajudar nos resgates e buscas desses animais.
Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), eram mantidos na região para exploração da indústria da carme, mais de 18 mil bois e 10 mil porcos.
De acordo com moradores locais, a maior parte desses animais morreram e outra parte está em agonia na lama.
Além dos milhares de bois e porcos mortos, morreram cães, gatos, aves terrestres, pássaros, peixes e animais silvestres que viviam na região. E ainda tem os muitos que sobrevivem na lama e precisam ser salvos urgentemente!
Sem a devida ação da Vale do Rio Doce e os órgãos responsáveis pela Segurança Pública para os resgates desses animais, eles sofrem lutando para respirar, atolados e sufocados em meio a toneladas de lama e dejetos químicos!
Ativistas reivindicam da empresa Vale do Rio Doce, que resgate os animais que estão ilhados e vivos no meio da lama também com o uso de helicópteros, que em certas circunstâncias é a única maneira de salvar esses animais.
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), no final da noite desse sábado (26), emitiu um documento com a recomendação à empresa Vale do Rio Doce, de apresentar um plano de ação para socorrer todos os animais, vítimas da queda da barragem, se valendo do uso de maquinários, transportes, veterinários, equipes de resgate, com o registro dos animais atingidos, dentre outras medidas.
Mesmo, sem a ação efetiva da Vale do Rio Doce, desde a tarde de sexta-feira, pouco depois do rompimento da barragem do Córrego do Feijão, um grupo de veterinários foram para Brumadinho e ficou aguardando autorização do Corpo de Bombeiros para ajudarem no salvamento dos animais atingidos pela inundação de lama e rejeitos.
Estes veterinários fazem parte da Brigada Animal, do Conselho Regional de Medicina Veterinária, formada por oito veterinários e quatro auxiliares, todos atuando de forma voluntária.
A Brigada Animal atuou também em outros desastres ambientais, como do Acre e do rompimento da barragem do Fundão, em Mariana, em novembro de 2015.
Após o rompimento da barragem da Vale do Rio Doce, que aconteceu na última sexta 25/01/19, as buscas por sobreviventes continuam em Brumadinho (MG).
Muitos animais sofreram com o desastre e grupos solidários se mobilizaram para ajudar e socorrer estes animais.
Cada um de nós pode fazer a sua parte e ajudar com doações de rações, produtos de higiene e medicamentos para o tratamento dos animais socorridos.
Em São Paulo, a rede de hospitais veterinários Pet Care está em campanha arrecadando alimentos e produtos para os animais. Aqueles que quiserem, podem levar doações em qualquer unidade dessa rede.
LISTA DO QUE SE PRECISA
Ração (cães, gatos, aves, equinos, bovinos)
Toalhas, lençóis, cobertores
Guias, coleiras, gaiolas, caixas de transporte
Materiais de higiene
Óleo de girassol
Materiais de curativo (gazes, ataduras, esparadrapos)
Medicamentos (antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos)
Seringas, cateteres, agulhas, extensores e soros
Outros pontos de entrega de doações para ajudar os animais vítimas da tragédia de Brumadinho são:
PONTOS DE ENTREGA
São Paulo
Centro de Adoção Natureza em Forma
Rua General Jardim, 240 – São Paulo
Rio de Janeiro
Clínica Veterinária Vet Angel’s
Av das Américas, 16401 – Recreio dos Bandeirantes
Rio de Janeiro
Pet Express
Estrada do Cubuçú, 1120 – Campo Grande
Rio de Janeiro
Minas Gerais
Hospital Veterinário UNIBH
Av. Mario Werneck, 1685 – Bairro Estoril, Belo Horizonte
UFMG – Diretório Acadêmico de Medicina Veterinária
Av. Presidente Carlos Luz, 5180 – Pampulha, Belo Horizonte
(portaria em frente ao Mineirão)
Newton Paiva Unidade Carlos Luz
Av Carlos Luz, 220 – Bairro Caiçara – Belo Horizonte
Newton Paiva Unidade Buritis
Av Silva Lobo, 1730 – Birro Grajaú – Belo Horizonte
Clínica Veterinária MedVet
Av General Olímpio Mourão Filho, 306, Planalto – Belo Horizonte
Clínica Veterinária Bem Cuidar
Av. Augusto dos Anjos, 216. – Belo Horizonte
Inova Pet
Rua São Gonçalo, 976 – Belo Horizonte
Espaço Cão
Rua Engenho de Dentro, 687 – Belo Horizonte
3464-8057
CenterVet Hospital Veterinário
Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 539 – Bairro Industrial
Clínica Late e Mia
Rua Cruz das Almas,305A – Bairro São José
VetFort
Rua Lunardi, 26 – Belo Horizonte
2526-4673
Pet Shop Pinheiros
Av. Pinheiros 1230 – Belo Horizonte
3582-2815
Clínica Veterinária Anchieta
Av. dos Bandeirantes, 1641 – Belo Horizonte
3282-1873
Após o rompimento da barragem da Vale no Córrego do Feijão, em Brumadinho, Minas Gerias, há três dias, noticiários, fotos e vídeos dessa aberração contra a vida ambiental, comprovam que além de vidas humanas, os animais foram gravemente atingidos, alguns exemplos disso: macacos enlameados sobre casas buscando sobreviver como conseguem; bovinos atolados, com muito esforço se desviando de galhos e madeiras trazidos pela correnteza, lutando pela vida mantendo a cabeça fora da lama; galinhas em cima das árvores fugindo da lama; peixes que se debatem se sentindo asfixiados, por estarem fora do rio e envoltos em lama; cavalos e porcos desesperados com seus corpos cobertos de lama, precisando de socorro e um um cachorro tirado da lama, insistindo em ficar no local onde seus humanos viviam, como se esperasse por reencontrá-los!
Estes são alguns exemplos do que está acontecendo com os animais em Brumadinho.
Os animais são seres sencientes, sentem e sofrem com tragédias como essa e querem viver com todas as suas forças. Mas precisam de SOCORRO, e, como não podem gritar pedindo ajuda, estamos GRITANDO POR ELES: SOCORRO NOS AJUDEM, QUEREMOS VIVER, PRECISAMOS DE VOCÊS, HUMANOS!
Que esse grito seja ouvido por todos, para salvar os animais sobreviventes, que ainda restam!
Categorias: Animais, Informar-se
ASSINE NOSSA NEWSLETTER