Hoje é dia de beijar e de agradecer o solo no qual pisamos. O solo é a base da produção de alimentos, e é ele quem filtra nossa água. O que muita gente não sabe é que o solo é um recurso não renovável.
Índice
Solo. Devemos literalmente beijar a terra sobre a qual pisam os nossos pés. Mesmo que você nunca tenha pensado nisso, o solo é o lugar onde tudo começa e é capaz de coisas incríveis que às vezes nem ligamos. O solo é a base da produção de alimentos, o solo filtra nossa água, nos ajuda a combater e a nos adaptarmos às mudanças climáticas.
O que muita gente não sabe é que o solo é um recurso não renovável. De acordo com a FAO, leva mais de 1000 anos para produzir apenas um centímetro de solo.
33% do solo é de moderada à altamente degradado, afetado pela erosão, pela perda de matéria orgânica, acidificação, salinização e poluição química. No entanto, a gestão sustentável e as técnicas agrícolas podem reverter essa tendência à degradação, e garantir a segurança alimentar global.
Aqui vão 6 motivos pelos quais devemos amar ainda mais o solo em que pisamos
O solo é a base da nossa agricultura, pois 95% dos alimentos são produzidos nele. Não podemos esperar de conseguir alimentar uma população em rápido crescimento e produzir 50% a mais dos alimentos que precisamos até 2050 se não cuidarmos do solo. O teor de nutrientes presentes no solo em que plantamos afeta diretamente a qualidade dos alimentos cultivados, pois os solos trocam nutrientes e água com as raízes das plantas. Quanto mais saudável for o solo, melhor será a colheita.
Leia mais:
Os solos hospedam um quarto da biodiversidade da Terra. Em outras palavras, grande parte dos organismos vivos vivem nele. Por sua vez, a biodiversidade é importante para o bem-estar do nosso planeta: ajuda as espécies a sobreviverem e a se adaptarem às mudanças na natureza. É por isso que proteger a biodiversidade ajuda o solo a ser resiliente, adaptável e saudável. A agricultura orgânica, a rotação de culturas e a agricultura da conservação ajudam a preservar a biodiversidade presente no solo.
Os solos ajudam a combater e a nos adaptarmos às mudanças climáticas. Se forem geridos de forma sustentável, eles podem desempenhar um papel importante na mitigação do aquecimento global, armazenando carbono e reduzindo as emissões de gases de efeito estufa para a atmosfera.
Os solos saudáveis podem proporcionar segurança alimentar, melhores meios de subsistência e reduzir a migração. Mais de 10 milhões de pessoas em todo o mundo perderam suas casas devido a problemas ambientais, incluindo erosão do solo, desertificação, inundações, desmatamento e secas.
Os solos são a chave para fornecer água limpa. Eles capturam, armazenam e filtram a água, tornando-a segura. As florestas nas áreas de montanha não só impedem a erosão do solo, mas também garantem água potável de boa qualidade. Além disso, eles armazenam a água, tornando-a disponível para as culturas.
Os solos são importantes para a saúde humana. Os antibióticos mais conhecidos são originários das bactérias no solo, incluindo a penicilina. Mais de 500 antibióticos derivam dos micróbios presentes nele.
Tão importante mas tão explorado, devemos aprender a cuidar do solo no nosso pequeno cotidiano, e respeitá-lo uma vez que a existência na Terra, também depende do solo.
5 de dezembro é Dia Mundial do Solo. Compartilhe!
Talvez te interesse ler também:
Tem mais plástico nos solos que nos oceanos: situação desastrosa!
Os agrotóxicos estão matando estas heroicas criaturas do solo
Gongocompostagem: solo rico, alta produtividade e baixo custo com piolho-de-cobra
Categorias: Ambiente
ASSINE NOSSA NEWSLETTER