Índice
Além de dar lindas flores que só de olhar levantam nosso astral, o majestoso crisântemo têm propriedades benéficas. Saiba quais são tais propriedades, além de outras informações úteis sobre essa planta.
Ficha do Crisântemo
O Crisântemo é uma planta tradicional asiática. O nome Crisântemo tem origem grega e significa “flor de ouro”.
Esta planta vem sendo cultivada há mais de 2.500 anos na China, estando entre as plantas nobres da China, as outras são o bambu, a ameixeira e a orquídea.
Os budistas levaram o Crisântemo da China para o Japão, no ano 400 d.C. Por ela se parecer com o Sol nascente, acabou se tornando um símbolo do Japão, inclusive o trono do imperador era conhecido como o “Trono do Crisântemo”.
Existe uma lenda japonesa que diz que uma única pétala da flor, colocada em uma taça com vinho, traz vida longa e saudável. O Crisântemo foi levado para o ocidente no século XVII.
Quando a flor foi levada à Europa no século XVII, o botânico e taxinomista sueco, Carlos Lineu, a denominou com o nome Crisântemo, a partir das palavras gregas:
“chrysous”, que significa “dourado” (a cor da flor original) “anthemon”, que significa “flor”.
Existem mais de 100 espécies e mais de 800 variedades no mundo. Seu porte é herbáceo e geralmente de 1 metro. O Crisântemo dá flores o ano inteiro.
As flores do Crisântemo podem ser simples ou dobradas, de cores e formas muito diversas. A flor do Crisântemo é de estilo campestre, com aparência muito majestosa.
Informações básicas para plantio e cultivo de Crisântemo
Na China e no Japão, todos os anos são organizados festivais de celebração para esta flor. A cidade chinesa de Chu-Hsien é conhecida como “Cidade do Crisântemo” e esta flor é considerada um dos quatro senhores da China, juntamente com a orquídea, o bambu e a ameixoeira, representados nas pinturas chinesas.
O crisântemo também é muito mencionado nos poemas chineses.
A flor do Crisântemo é o selo oficial do imperador. No Japão, se comemora o dia nacional do Crisântemo com o”Festival da Felicidade”.
Algumas espécies de Crisântemos são usadas na Culinária Chinesa e Japonesa, podendo se utilizar suas folhas e flores para serem consumidas em várias receitas, com outras verduras ou em sopas e para o preparo de chás ou bebidas energizantes, são utilizadas as pétalas.
Além de ser uma bela flor que adorna os jardins e casas, o crisântemo possui uma utilidade, devido a uma substância contida nele, chamada piretrina, que lhe confere a propriedade de repelir mosquitos, baratas e moscas.
Quando plantada no jardim, esta planta ajuda a evitar picadas e afasta os insetos. Além disso, o Crisântemo tem propriedades medicinais.
Na China, por exemplo, o crisântemo é usado como remédio para combater a dor de cabeça. Suas pétalas podem ser aproveitadas em saladas, enquanto suas folhas servem para preparar um tipo de bebida. Algumas espécies de crisântemo possuem propriedades rejuvenescedoras, depurativas e hepatoprotetoras.
O chá da flor do crisântemo branco é benéfica para os olhos, pele e fígado. Olhos cansados, pele seca, varizes, músculos doloridos, inchaço, dor de garganta e febre podem ser tratados com chá de crisântemo.
A equipe de investigadores da Universidade Nacional de Singapura (NUS) descobriu que a flor de crisântemo, que contém luteolina, favorece a eliminação de células cancerosas em conjunto com a quimioterapia e tem a vantagem de ser um produto natural sem efeitos secundários.
No Taoismo, o Crisântemo representa simplicidade e perfeição.Devido a ser uma flor típica do outono, é tida pelos místicos como mediadora entre céu e terra, vida e morte.
Segundo a filosofia budista, a flor do crisântemo traz felicidade e alegria ao lar. Na Ásia tem um ditado bem popular que diz:
“Se queres ser feliz por toda a vida, cultive crisântemos.”
Seguindo esse ditado, que tal plantar felicidade? Plante crisântemo!❁❁❁
Talvez te interesse ler também:
HORTÊNSIA UMA FLOR COM SIGNIFICADO ESPIRITUAL
JASMIM – LENDAS E SIGNIFICADOS ESPIRITUAIS DESTA FLOR
FLORES E PLANTAS MÁGICAS REALMENTE EXISTEM!
Categorias: Horta e Jardim, Morar
ASSINE NOSSA NEWSLETTER