Índice
A pandemia Covid-19 trouxe muitos prejuízos: sanitários, sociais e econômicos. Por isso, cientistas vêm se empenhando em encontrar formas eficazes de tratar e curar essa doença, cujos principais sintomas são febre, calafrios, fadiga, sintomas respiratórios, tosse, falta de ar e diarreia.
Nesse sentido, várias pesquisas científicas vêm convergindo no potencial da planta neem, uma erva indiana que, desde tempos remotos vem sendo empregada pela medicina ayurvédica para o tratamento de várias doenças.
Neste conteúdo serão apresentados estudos que evidenciam o potencial curativo da neem (ou nim), revelando que essa planta pode se tornar um tratamento promissor contra a Covid-19.
Confira!
Neem, de nome científico Azadirachta indica, há milhares de anos vem sendo amplamente utilizada na Índia para diversos fins curativos por conta de suas propriedades medicinais, como:
A planta neem vem sendo empregada tradicionalmente para tratar problemas de saúde, como:
Conheça também os benefícios do:
Por conta das propriedades do neem e dos resultados na prática de seu uso, os cientistas voltaram a atenção na pesquisa do seu potencial para o tratamento da Covid-19.
Veja alguns dos estudos buscando alcançar esse objetivo:
Cientistas de universidades dos EUA em conjunto com os dos Institutos Indianos de Educação e Pesquisa em Ciências acreditam que o neem pode ser fundamental no tratamento da Covid-19.
Para estes cientistas, o neem tem potencial para atuar como antiviral capaz de tratar a Covid-19 e prevenir futuras variantes emergentes do vírus SARS-CoV-2.
Os envolvidos nesta pesquisa queriam saber se o neem poderia ajudar na prevenção da infecção por SARS-CoV-2 e até evitar a replicação desse vírus. Para isso fizeram análises em laboratório.
Através dessas análises, os cientistas perceberam que o extrato de neem restringiu os efeitos patológicos desse vírus, além de reduzir a sua replicação, ou seja, ajuda a tratar e diminuir a propagação da Covid-19.
Uma das cientistas envolvidas nessa pesquisa, Dra. Maria Nagel, professora de pesquisa do Departamento de Neurologia e Oftalmologia da Escola de Medicina da Universidade do Colorado, explicou o principal objetivo desse estudo:
“O objetivo desta pesquisa é desenvolver um medicamento à base de neem que possa reduzir o risco de doenças graves quando alguém [tem uma infecção] com coronavírus.”
“O próximo passo em nossa pesquisa é identificar os componentes específicos do extrato de casca de neem que são antivirais. Como esses componentes se ligam à várias regiões do SARS-CoV-2, acreditamos que será eficaz em variantes emergentes com mutações de pico.”
“Depois, determinaremos a formulação da dosagem de um medicamento antiviral para tratar infecções por coronavírus.”
Um estudo piloto em humanos, coordenado por cientistas indianos, utilizou cápsulas de neem para profilaxia da infecção por SARS-CoV-2.
Para poder avaliar os efeitos profiláticos das cápsulas de neem, a equipe de pesquisadores desenvolveu o estudo em pessoas com alto risco de infecção por Covid-19, devido a estarem em contato com pacientes positivos para essa doença.
Os participantes foram 190 profissionais de saúde e parentes de pacientes infectados.
O grupo de intervenção, que fez uso das cápsulas de neem, teve um resultado melhor e mais eficiente, pois o risco infecção por SARS-CoV-2 nos participantes que receberam cápsulas de neem, foi reduzido.
Nesse contexto, ficou notório o potencial do neem como tratamento profilático para a prevenção da doença.
A Organização Mundial da Saúde – OMS, após o surgimento da Covid-19 originada em Wuhan-China e consequente surto que se espalhou pelo mundo inteiro, declarou Emergência de Saúde Pública de Interesse Internacional, ou seja, a pandemia.
De lá para cá, a OMS tem divulgado as possibilidades, avanços e descobertas para o tratamento, combate e prevenção da Covid-19.
Uma dessas divulgações aponta para a possibilidade das propriedades do neem, ser útil para prevenção e tratamento dessa doença.
O neem é uma alternativa natural para lidar com a Covid-19 já que vários medicamentos (fármacos e vacinas) utilizados de forma convencional para profilaxia e prevenção dessa doença contêm substâncias produzidas artificialmente em laboratório, que podem interferir no equilíbrio metabólico, celular e genético do ser humano, segundo a visão de alguns especialistas.
Como visto, as propriedades anti-inflamatórias e antivirais do neem o tornam um agente potencial para lidar com essa doença que vem afligindo a humanidade, e ainda ajuda na prevenção da disseminação do vírus.
Saiba mais formas naturais de prevenir e tratar doenças, em:
Anis-Verde: Propriedades medicinais, Modo de uso e Benefícios
Óleo essencial de pinheiro: todos os usos e benefícios
Óleo essencial de laranja – usos e benefícios para a saúde
Óleo essencial de hortelã-pimenta: todos os usos e benefícios
Borragem, a planta do bom humor: usos e benefícios
Matricária: planta curativa, protetora. Benefícios e como usar
Dente-de-Leão: benefícios, usos culinários e medicinais
Extrato de folhas de dente-de-leão: o que é, para que serve
Eucalipto: benefícios, usos medicinais, como fazer o chá
Cravo-da-índia: usos e benefícios
Categorias: Usos e benefícios
ASSINE NOSSA NEWSLETTER