Índice
Alguns óleos de uso culinário são também conhecidos para uso medicinal ou cosmético, como por exemplo o óleo de coco, o azeite de oliva ou óleo de jojoba. Mas há um óleo que poucas pessoas conhecem e que parece fornecer uma série de benefícios: o óleo de alho.
A busca por tratamentos medicinais naturais tem crescido muito e os óleos, essenciais ou vegetais, têm sido considerados como remédio básico e eficaz para curar muitas doenças.
Muitos medicamentos comerciais contêm produtos químicos indesejáveis que podem causar efeitos colaterais. Já os remédios naturais, por outro lado, são calmantes, aromáticos, geralmente não causam reações adversas e podem ser uma cura potente para muitas condições de saúde.
Por óleo de alho se entende seja o óleo aromático para uso culinário, que medicinal em cápsula ou como remédio caseiro.
Quando usado como tempero, o alho é extremamente saudável, pois traz muitos benefícios à saúde e é usado como diurético, expectorante, estimulante, diaforético e outros usos, inclusive esotéricos.
O óleo de alho é capturado através de um processo chamado de destilação a vapor.
O alho, utilizado como óleo, é concentrado, tem cheiro forte e não é muito agradável. Mas não se deixe intimidar, o óleo de alho tem muitos benefícios à saúde, como:
Confira alguns dos benefícios deste remédio natural mágico.
As propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas do extrato de alho são excelentes para tratar doenças da pele como:
O óleo contém compostos de enxofre que aumentam a formação de novos tecidos e ajudam no fornecimento de sangue às feridas.
O óleo de alho contém dissulfeto de dialila, um composto que apresenta efeitos anti-ateroscleróticos que reduzem o risco de doenças cardiovasculares.
Previne os coágulos sanguíneos nas artérias, evitado doenças relacionadas a acidente vascular cerebral ou infarto do miocárdio.
Além disso, o óleo de alho aumenta a elasticidade dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação.
Que tal se apaixonar pelo alho?!
O óleo de alho pode ajudar na prevenção de doenças neurodegenerativas, como perda de memória ou demência.
O óleo contém compostos de enxofre como dissulfeto de dialil e trissulfeto de dialil, que previnem a oxidação e o acúmulo de colesterol, que quando oxidado pode levar a coágulos no cérebro.
O óleo de alho pode ser usado como antiviral, pois muitos vírus como influenza B, citomegalovírus humano, vaccinia e rinovírus humano tipo 2 são sensíveis aos extratos de alho.
O óleo de alho aumenta a atividade das células natural killer, células que destroem outras células que foram infectadas com um vírus.
O óleo de alho tem efeitos imunomoduladores, o que significa que afeta o sistema imunológico, diminuindo a inflamação e aumentando a imunidade.
Existem dois tipos de células: Th1 e Th2.
As células Th1 são responsáveis pela produção de compostos inflamatórios, enquanto as células Th2 desencadeiam a resposta imune para combater a inflamação.
Os extratos de óleo mudam o equilíbrio das células Th1 para as células Th2, aumentando assim a imunidade e reduzindo a inflamação ao mesmo tempo.
O alho está associado à função imunológica saudável, redução da pressão arterial e menor risco de doenças cardíacas.
Mas você já ouviu falar sobre as pílulas, ou cápsulas, de óleo de alho e outros suplementos alimentares de alho?
Os suplementos de alho podem ser encontrados em lojas de produtos naturais como cápsulas ou pós. Os compostos contidos nestes suplementos são tão bons quanto os benefícios da própria planta de alho.
Veja os 5 principais benefícios dos suplementos de alho:
Estes exemplos são alguns dos inúmeros benefícios que o alho, alimento natural poderoso, possui.
Essa receita é do canal La Cucina della Laura
Ingredientes para um pote:
Modo de fazer:
Descasque e pique os dentes de alho.
Coloque o alho em um pote de vidro de 200 ml. Cubra com o óleo e deixe curtir pelo tempo que desejar. 10 minutos já deixa o óleo bem perfumado.
Enquanto for usando, pode repor o óleo do vidro mas por no máximo um mês, para manter o óleo fresco.
Seja para usar como tempero ou como remédio, seja em cápsulas, pós ou óleo, lembre-se de sempre consultar um profissional e verificar as contraindicações do uso.
Talvez te interesse ler também:
Como fazer um óleo aromático com alecrim e pimenta: a receita passo a passo
Óleo de orégano: todos os usos para cuidar de si. Veja como usá-lo
Como fazer óleo de cenoura em casa
Alho: as Contraindicações De Uso que Você nem Imagina
Pesquisa revela truques para não ficar com mau hálito de alho
Chá de alho, poderoso antibiótico! Receitas e contraindicações
Categorias: Usos e benefícios
ASSINE NOSSA NEWSLETTER