Índice
O alecrim (Rosmarinus officinalis) é uma erva que vem sendo usada há milênios para finalidades culinárias, terapêuticas e medicinais.
Uma das formas de usar o potencial medicinal do alecrim é através do uso do seu óleo essencial. Inclusive a própria ciência reconhece os poderes terapêuticos desse óleo.
E como não podia deixar de ser, esse conteúdo traz todos os benefícios do óleos essencial de alecrim para que mais pessoas possam conhecer e utilizar esse remédio natural.
As informações a seguir têm como fonte o conteúdo médico do site Healthline, elaborado pela nutricionista Marsha McCulloch.
Você vai se surpreender com os usos e benefícios do óleo essencial de alecrim.
Acompanhe!
Na Grécia e na Roma antigas já se utilizava o alecrim para melhorar a memória.
O óleo de alecrim ajuda a prevenir a degradação da acetilcolina, uma substância química cerebral importante para a memória e a aprendizagem.
Nesse estudo, o óleo de alecrim aumentou a rapidez de raciocínio em 20 voluntários jovens adultos, enquanto inalavam o seu aroma e respondiam a questões matemáticas.
Essa outra pesquisa analisou os efeitos dos óleos essenciais de lavanda e alecrim durante a fase de provas e exames em estudantes de graduação em enfermagem. A pesquisa concluiu que os alunos de enfermagem que respiraram óleo de alecrim durante as provas, relataram sentir maior concentração.
Essa outra pesquisa sinalizou que a utilização do óleo essencial de alecrim e de outros óleos podem melhorar a função cognitiva em pessoas mais velhas com problemas de demência ou Mal de Alzheimer.
O óleo de alecrim evita a alopecia androgenética (queda de cabelo de origem genética), doença que provoca a calvície.
Nesse experimento, homens com alopecia androgenética que massagearam óleo de alecrim no couro cabeludo duas vezes ao dia durante seis meses, tiveram significativo crescimento do cabelo. Além disso, relataram menos coceira no couro cabeludo.
Esse ensaio clínico em pessoas com alopecia areata (doença inflamatória que afeta o folículo piloso capilar em decorrência de fatores imunológicos ou genética) indicou que o uso do óleo de alecrim e outros óleos através de massagens no couro cabeludo mostrou significativa eficácia no tratamento desse problema capilar.
As propriedades analgésicas do alecrim foram comprovadas neste estudo em pacientes que tiveram AVC (acidente vascular cerebral).
Como sequela do AVC, eles sofriam de dores nos ombros e, para aliviar esse problema, receberam acupressão (técnica de massagem onde se estimulam pontos certos através da pressão) com uma mistura de óleo de alecrim e outros óleos por 20 minutos duas vezes ao dia, durante 2 semanas. Como resultado, os pacientes tiveram uma redução na dor.
O estresse e a ansiedade aumentam a frequência cardíaca de curto prazo e o óleo essencial de alecrim pode reduzir naturalmente estes estados.
A utilização de sachês de óleo essencial de alecrim e óleo de lavanda ajudou a reduzir a ansiedade, principalmente em situações em que se fazia necessário o uso da mente. Foi o que demonstrou essa pesquisa envolvendo alunos de enfermagem.
Outro apontamento foi feito por esse estudo com 22 adultos jovens, que constatou que inalar óleo de lavanda e alecrim aumenta a atividade de eliminação de radicais livres e diminui o nível de cortisol na saliva. Ou seja, é uma aromaterapia contra o estresse.
O aumento dos níveis de cortisol prejudica o sistema imunológico, pode provocar insônia e desencadeia oscilações de humor, entre outros problemas de saúde.
A má circulação sanguínea gera vários distúrbios de saúde como: varizes, pressão alta e problemas cardíacos.
Os benefícios do alecrim para melhorar a má circulação foram constatados neste estudo em uma mulher com doença de Raynaud e esclerose sistêmica, doenças que prejudicam a circulação.
A esclerose sistêmica é uma doença que afeta pele, vasos sanguíneos, coração, pulmões, rins, trato gastrointestinal e o sistema musculoesquelético, que é mais comum em mulheres, entre os 30 e 50 anos de idade.
Já a doença de Raynaud é um distúrbio que provoca a contração dos vasos sanguíneos dos dedos das mãos e dos pés em resposta ao frio ou estresse, fazendo com que fiquem frios e esbranquiçados.
Na ocasião, a mulher com estes problemas de saúde, massageando as mãos com uma mistura de óleo de alecrim percebeu que isso ajudou a aquecer os seus dedos. Tais efeitos foram comprovados por imagens térmicas.
Entre as propriedades do óleo de alecrim temos as de melhorar a função mental e combater a fadiga.
Neste experimento, 20 voluntários saudáveis inalaram óleo de alecrim e, após isso, foi verificado que se sentiram mais revigorados mentalmente e menos sonolentos.
Este aumento na disposição dos envolvidos, foi acompanhado por mudanças nas ondas cerebrais e aumentos na frequência cardíaca, respiração e pressão arterial.
Nesse outro experimento, a aplicação do óleo de alecrim através de massagens em voluntários fez com que estes se sentissem mais atentos, alertas, dispostos e alegres.
O óleo de alecrim ajuda a reduzir a inflamação que pode levar ao inchaço, dor e rigidez e vem mostrando resultados no alívio dos sintomas da artrite reumatóide.
A artrite reumatóide é uma doença autoimune, na qual o próprio sistema imunológico do corpo ataca tecidos como joelhos e outras articulações, provocando lesões e inflamações.
Nessa pesquisa, pessoas com artrite reumatóide receberam massagens de óleo essencial de alecrim nos joelhos, o que resultou na redução da dor e da fadiga.
Essa análise sobre a composição química do óleo essencial do alecrim constatou que seus compostos têm um papel potencial no tratamento de doenças relacionadas à infecção por microrganismos ou proliferação de células cancerígenas.
Esse estudo avaliou o potencial anticancerígeno do óleo essencial de alecrim e outros óleos, através da aplicação em células cancerosas em tubos de ensaio. O estudo verificou que o óleo essencial de alecrim tem efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e ajuda a evitar a proliferação do tecido cancerígeno.
Essa revisão de estudos indica, entre os vários potenciais do óleo de alecrim, a sua ação antioxidante, que contribui para prevenir o estresse oxidativo das células, combater os radicais livres e evitar o envelhecimento precoce.
Esse artigo científico destaca que o óleo essencial de alecrim apresenta efeito antibiótico, pois combate várias bactérias patogênicas (que podem causar doenças), o que pode contribuir para reduzir infecções sem precisar utilizar medicamentos cheios de efeitos colaterais ou pelo menos diminuir seu usos.
Essa pesquisa testou em pessoas voluntárias o uso de um repelente feito à base de gel de alecrim, percebendo a ação repelente desse óleo contra o mosquito Aedes aegypti.
Pode-se usufruir dos benefícios do óleo essencial de alecrim através das seguintes formas de uso:
Utilizando um difusor, adicione 3 gotas do óleo essencial de alecrim em um pouquinho de água para aquecer e espalhar o seu aroma no ambiente.
Coloque algumas gotas de óleo essencial de alecrim em uma bacia com água fria ou morna para imergir os pés.
Nesse caso coloca-se 3 gotas de óleo essencial em 1 litro de água fervente para inalar o vapor.
Para inspirar o aroma do óleo essencial de alecrim, coloque algumas gotas desse óleo em um pano ou lenço de papel e o tenha próximo ao rosto para sentir o seu aroma.
Uma das utilizações do óleo essencial de alecrim é a aplicação tópica (na pele).
Para isso, basta misturá-lo a um óleo carreador (base para a sua diluição).
Como opções de óleo carreador, use os óleos de jojoba, coco, macadâmia e amêndoa.
Veja como fazer a diluição do óleo essencial de alecrim para uso tópico:
Use 1 gota de óleo essencial para 1 colher de sopa de óleo carreador.
Use 1 gota de óleo essencial para 1 colher de chá de óleo carreador.
Use de 3 a 6 gotas de óleo essencial por 1 colher de chá de óleo carreador
Depois de diluído, aplique essa mistura na planta dos pés ou na parte do corpo dolorida, esfregando e massageando o óleo na pele, a fim de facilitar a absorção do óleo e sua penetração na corrente sanguínea.
Para fazer bom uso do óleo de alecrim é preciso prestar atenção a algumas contraindicações.
A aplicação do óleo essencial é contraindicada nos seguintes casos:
Em geral, é bastante seguro usar óleos essenciais pois existem poucos riscos de reações a eles. Contudo, em alguns casos é faz necessário tomar algumas precauções:
Veja informações sobre o uso adequado do óleo essenciais em:
Por todos os seus extraordinários benefícios para a saúde, o alecrim é considerado a erva da alegria e da juventude, pois confere mais energia, vigor e vitalidade àqueles que fizerem uso dele.
Para mais conteúdos sobre os benefícios dos óleos essenciais, consulte:
Óleo essencial de pimenta-do-reino: detox e anticâncer. Veja usos e benefícios
Óleo essencial de hortelã-pimenta: todos os usos e benefícios
Óleo essencial de murta: propriedades e usos
Óleo essencial de laranja – usos e benefícios para a saúde
Sálvia: seu óleo essencial é medicinal. Como e quando usar
Óleo essencial de limão: propriedades e todos os usos
Óleo essencial de canela usos e benefícios: emagrece e muito mais
Óleo essencial de citronela: como usar e fazer o extrato em casa
Óleo essencial de mirra é o melhor remédio para curar feridas
Óleo essencial de gerânio: propriedades aromaterápicas e usos em casa
Categorias: Usos e benefícios
ASSINE NOSSA NEWSLETTER