Índice
A berinjela é um alimento coringa na culinária, pois possibilita fazer vários pratos com consistência, texturas e sabores diversificados.
Além dessas vantagens, a berinjela é um alimento nutritivo, com poucas calorias e também medicinal.
Para usufruir de todas as vantagens e nutrientes desse alimento, este conteúdo traz mais informações sobre benefícios e como usar adequadamente esse vegetal, além de receitas com berinjela saborosas, saudáveis e veganas.
A berinjela é um fruto da planta Solanum melongena, originária da Índia e que pertence à família das solanáceas, a mesma do pimentão, da batata, do tomate e outras.
Existem dezenas de variedades de berinjela que se diferenciam pelo tamanho e tonalidade da cor.
As variedades da berinjela apresentam características distintas.
Segue um lista das principais variedades e seus respectivos nomes populares e características correspondentes:
Além de ser um alimento acessível, versátil e econômico, a berinjela contém nutrientes importantes para a saúde. Veja a seguir quais são:
Uma porção de 100 gramas de berinjela contém:
Os atributos da berinjela se estendem também aos benefícios que traz para a saúde, tais como:
A berinjela contém bastante antocianinas, substâncias antioxidantes responsáveis pela cor da sua casca.
Uma dessas antocianinas presentes nas berinjelas, é a nasunina, que é eficaz na proteção das células contra os danos dos radicais livres que são prejudiciais à saúde, de acordo com esse estudo.
Outra confirmação desse benefício, vem de uma revisão de vários estudos, publicada na revista científica Food Chemistry, destacando que a berinjela pode oferecer benefícios nutritivos significativos graças à sua abundância de vitaminas, fenólicos e antioxidantes.
A berinjela é boa fonte de vitaminas A e C, potássio, antioxidantes e fibras, com apenas 25 calorias e menos de 1 grama de gordura por porção. Por isso é um alimento ideal para quem precisa controlar o peso, sem ficar desnutrido e prejudicar a saúde.
Por serem ricas em fibras e pobres em calorias, as berinjelas são adequadas como alimento em dietas alimentares para perda de peso. Suas fibras são digeridas de forma mais lenta pelo trato digestivo, promovendo maior tempo de saciedade, reduzindo a fome e consequentemente a ingestão de calorias.
Leia também:
A berinjela também contém os antioxidantes luteína e zeaxantina, ambos relacionados à boa visão e à saúde dos olhos, prevenindo a degeneração macular que pode levar pessoas mais velhas à perda da visão.
Graças ao seu poder antioxidante e poucas gordura, a berinjela pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas e assim proteger as artérias e o coração.
A nasunina presente na casca da berinjela pode ajudar a proteger as membranas das células cerebrais contra os danos causados pelos radicais livres, que causam envelhecimento cerebral e atrapalham as funções cognitivas.
Os antioxidantes contidos na berinjela ajudam a prevenir a neuroinflamação e facilitam o fluxo sanguíneo para o cérebro, prevenindo perda de memória e outros problemas mentais relacionados à idade.
Devido às berinjelas serem ricas em fibras, isso faz com que sua absorção pelo aparelho digestivo seja mais lenta, o que contribui para manter os níveis de açúcar no sangue estáveis, evitando picos e quedas de glicemia.
Ademais, as berinjelas contêm polifenóis, compostos naturais que podem reduzir a absorção de açúcar e aumentar a secreção de insulina, o que favorece a redução do açúcar no sangue. sendo uma boa alternativa alimentar para quem tem diabetes.
Esse artigo científico, no Asian Journal of Management, evidencia que as berinjelas gerenciam diabetes, permitem a perda de peso, e ainda reduzem o risco de câncer, doenças cardiovasculares, síndrome pré-menstrual, amenorreia, anemia pré-natal e aumento do colesterol, além de absorverem produtos químicos prejudiciais.
As berinjelas contêm várias substâncias com propriedades anticancerígenas, graças ao composto solasodine rhamnosyl glycosides (SRGs).
Um artigo científico publicado International Journal of Clinical Medicine mostra que o solasodine rhamnigo glicosídeos (BEC) são uma nova classe de antineoplásicos que mostram eficácia superior em comparação a muitos medicamentos anticâncer estabelecidos.
Com base em experimento em pacientes humanos foi demonstrada a eficácia do BEC em cânceres de pele não melanoma de pele, através de aplicação tópica.
Leia mais:
Além de todos os predicados nutricionais e alimentares, a berinjela possui poderes medicinais que podem ser benéficos para tratar problemas de colesterol e circulatórios.
Este artigo científico revela que os vários compostos contidos na berinjela como: ácido aspártico, tropano, flavonóides, lanosterol, gramisterol, alcalóides esteróides, glicoalcalóides, histidina, nasunina, ácido oxálico, solasodina, ácido ascórbico e triptofano, lhe conferem diversas propriedades medicinais:
Através dessas propriedades, as berinjelas ajudam a prevenir e a combater:
Uma forma de aproveitar as propriedades medicinais desse fruto é fazer a água de berinjela.
Ingredientes
Preparo
Atenção: Este remédio caseiro não deve ser usado de forma prolongada ou excessiva para evitar que ocorra uma hipoglicemia, hipotensão ou outros problemas de saúde.
Recomendação: Se pretende fazer uso de berinjela consulte antes um médico e verifique se existe alguma contraindicação no seu caso.
Como escolher a melhor berinjela do mercado
Agora que já conhece o potencial benéfico da berinjela para a saúde, saiba como escolher a melhor berinjela do mercado, para utilizá-la de maneira proveitosa em suas receitas.
Para isso, é preciso observar a aparência dela. Veja algumas a dicas para saber quando a berinjela não está fresca ou está “bichada”, com larvas.
A casca precisa estar bem lisinha, brilhante e com a cor uniforme.
Se houver manchas, partes enrugadas, amassadas ou com buracos são sinais que indicam que a berinjela não será completamente aproveitada ou até está inadequada para consumo.
Outro aspecto a se considerar é se o conteúdo interno da berinjela está firme e pesado. Pois, isso indica que a berinjela está mais fresca.
Um outro sinal que dará indício que a berinjela está fresca é o cabinho, que deve estar bem verde, rígido e grudado na casca da berinjela.
Após escolher bem as berinjelas, é necessário conservá-las de forma correta:
Leia também:
Que tal usufruir dos nutrientes, sabor e consistência da berinjela, de maneiras versáteis e deliciosas?
Veja receitas veganas com a lista de ingredientes e, em seguida, o respectivo vídeo mostrando o preparo:
Este vídeo, do canal Tá Na Mesa Vegg, mostra como fazer uma berinjela à parmegiana com queijo vegetal de batata:
Ingrediente base:
Molho de tomate
Creme de batata
Para empanar
O canal VegTube traz neste vídeo a receita de esfiha com receheio de berinjela:
Ingredientes da massa
Recheio
A chef Susan Martha, neste vídeo do seu canal Amor pela Comida, ensina como preparar babaganoush, uma espécie de purê de berinjela da culinária árabe.
Ingredientes
Este vídeo do canal Panelaterapia traz a receita de um antepasto de berinjela, feito na panela. Bem prático, rápido e fácil de fazer:
Ingredientes
Este vídeo, do canal FoodMakers, traz Camila Masullo, do Sal de Flor, ensinando uma receita de caponata de berinjela, feita ao forno. Ideal para comer com fatias de pães italianos ou torradinhas.
Ingredientes
Acompanhamento
Fabi, do canal Laboratório nos Sentidos, ensina neste vídeo uma berinjela à milanesa sem ovo e sem glúten.
Ingredientes
Camila Victorino, do Pensando ao Contrário, explica neste vídeo como fazer uma lasanha de berinjela com queijo vegetal e sem glúten.
Queijo cremoso e vegano – Ingredientes
Molho de tomate
Ingredientes para servir com massa desta lasanha
Como visto, a berinjela é um ingrediente versátil, econômico e fácil de ser incorporado ao cardápio ou dieta alimentar.
Pode ser preparada de várias formas e acompanhar vários pratos do dia a dia.
É um alimento que ajuda a reduzir a ingestão de carboidratos, açúcar e calorias, ao mesmo tempo aumenta o teor de fibras e nutrientes na refeição.
Algumas pessoas são alérgicas à berinjela, outras são intolerantes a alguns de seus componentes nutricionais. Os sintomas da alergia à berinjela podem ser urticária, inchaço e dificuldade para respirar.
Não é um alimento recomendado para pessoas com doenças gastrointestinais, como gastrite, colite, úlcera gástrica e úlcera duodenal pois pode irritar as membranas mucosas, aumentando a dor.
Por conter oxalato, não é recomendada por pessoas com cálculos renais.
Em grandes quantidades pode dificultar a absorção do ferro pelo organismo, não sendo recomendado por pessoas com anemia. Isso porque, a nasunina da berinjela, se liga ao ferro e o remove das células. O processo, conhecido como quelação do ferro, pode ser útil todavia, àqueles que têm excesso de ferro no organismo.
Em alguns casos como em pessoas com disfunções do fígado, rins, vesícula biliar, no período de amamentação e em idade avançada, a berinjela pode não ser a melhor das pedidas.
Envenenamento por solanina. Berinjelas são da família das solanáceas (Solanaceae) da qual também fazem parte as beladonas. É considerada um alimento nightshade aqueles que crescem no escuro e contém alcalóides que podem ser tóxicos. As folhas ou tubérculos dessas plantas podem causar náuseas, vômitos, arritmias cardíacas e até a morte. Mas as berinjelas contêm pequenas quantidades de solanina, sendo pouco improvável que a ingestão em quantidades moderadas surta grandes efeitos adversos.
Em caso de dúvidas sobre alergia à berinjela, procure um profissional, médico ou nutricionista.
Depois de conhecer tantas qualidades da berinjela, que tal preparar uma das receitas de seu conteúdo? Faz e conta pra gente depois, ok?
Para conhecer outros alimentos e seus benefícios, talvez te interesse ler também:
Farinha de ora-pro-nóbis: como fazer, benefícios, usos e receitas
Farinha de linhaça: propriedades, calorias, usos e receitas
Benefícios do Iogurte de Coco, sem lactose e açúcar. Como fazer
Nibs de Cacau: O que é, Benefícios e Receitas Deliciosas
Vinagre de romã emagrece! Todos os benefícios e como tomar
Feijão marinho: Benefícios + Receitas Incríveis Irresistíveis!
Categorias: Usos e benefícios
ASSINE NOSSA NEWSLETTER