Índice
A canela é quase uma unanimidade, pelo menos pode-se dizer que tem muita gente que ama essa especiaria. Não é para menos, muitas vezes um prato culinário sem muita graça fica bem melhor com ela. Na aromaterapia, a canela também faz sucesso pois ela tem muitas propriedades benéficas para a saúde.
Usada na composição de remédios há alguns milênios, sua utilização começou na China e foi difundida para outros países.
Ela já foi usada como oferta aos deuses, como afrodisíaco, em rituais de embalsamento, na medicina e na preparação de bebidas e comidas.
Na Idade Média, muitas pessoas queimavam a canela como forma de prevenir pandemias.
Leia também:
Conheça todas as propriedades medicinais, benefícios e usos do óleo essencial de canela.
O óleo essencial de canela tem ação
É ainda antioxidante e pode ter efeito protetivo contra alguns tipos de câncer e doenças neurológicas degenerativas, como Alzheimer e Parkinson.
Tem ainda potencial revigorante, sendo usado na aromaterapia como estimulante da criatividade e inspiração, além de trazer uma sensação de conforto e aconchego para quem o utiliza.
Graças às suas propriedades medicinais, pode ser útil no tratamento de doenças intestinais, por auxiliar na eliminação de gases e no correto funcionamento do trato digestivo, de modo geral.
É ainda eficaz nos casos de gripe, tosses e resfriados.
Tem ainda efeito afrodisíaco, podendo ser usado para aumentar a libido.
O óleo essencial de canela é obtido a partir das cascas dos ramos da Cinamomum zeylanicum, uma planta da família Lauraceae, originária da Malásia, Índia, Ceilão e Ásia Tropical.
Para obtenção de 5 ml de óleo essencial são necessários 1kg da casca da planta.
Tem odor picante, quente e aromático.
O uso do óleo essencial de canela é vasto: é ingrediente ativo na indústria alimentícia e na produção de cosméticos. Pode ser usado em aromaterapia, diluído no preparo de bebidas e comidas e em massagens.
É ainda um poderoso repelente de insetos.
O óleo de canela possui inúmeros benefícios à saúde, graças às suas propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias, antioxidantes, antifúngicas e antissépticas.
Conheça abaixo alguns de seus benefícios:
O óleo de canela auxilia no controle dos níveis de colesterol, diminuindo o colesterol ruim (LDL) e mantendo o bom (HDL) equilibrado. Ajuda ainda na redução da pressão arterial e de doenças cardíacas, graças à sua capacidade de prevenir também o estresse oxidativo das células.
Diversos estudos apontam que o óleo de canela pode ajudar a prevenir certos tipos de câncer, como o de próstata, mama e pulmões, além do câncer de colón e tumores da cabeça e pescoço.
O óleo de canela pode auxiliar no tratamento de inflamações de pele, como aponta um estudo feito nos Estados Unidos, graças a um componente chamado Cinamaldeído.
O óleo de canela pode auxiliar no crescimento e fortalecimento dos fios, porém mais estudos são necessários para realmente comprovar esse benefício.
Graças às suas propriedades nutricionais, o óleo pode auxiliar no controle dos níveis de açúcar no sangue.
O óleo de canela tem potencial para facilitar o processo digestivo, é amplamente utilizado na medicina tradicional para tratar uma variedade de doenças digestivas, ajudando na eliminação de gases, diminuindo inchaços, reduzindo os sintomas da indigestão.
Como o óleo tem potencial para manter os níveis de açúcar no sangue equilibrados, ele pode ajudar na perda de peso, já que, nesse caso, a sensação de fome é reduzida. Além disso, a canela acelera o metabolismo e pode ajudar na queima de gordura.
Graças às suas propriedades antirreumáticas, o óleo de canela pode ajudar na diminuição de dores musculares e nas articulações.
Leia mais:
É um óleo muito quente e forte, por isso precisa ser diluído em qualquer outro tipo de óleo vegetal e nunca usado puro.
Leia também:
O óleo essencial de canela é um produto concentrado e seu uso deve ser diluído e feito com cuidado, pois existem contraindicações.
Crianças, gestantes e lactantes não devem usar esse produto, que pode ainda ter um efeito convulsivo, quando consumido em excesso, e sensibilizar as mucosas e pele.
O óleo deve ser experimentado antes em um pequeno pedaço da pele e sempre diluído. Pode causar vermelhidão, o que é normal desde que não seja excessivo e doloroso. Suspensa o uso em caso de reação alérgica.
Os benefícios da canela são conhecidos, mas vale buscar orientações sobre a melhor forma de aproveitar as vantagens de uma das especiarias mais conhecidas e queridas do mundo.
O óleo de canela pode ser comprado em lojas virtuais e físicas, é fácil de achar mas você mesmo pode fazer óleo de canela em casa.
Essa receita é do site italiano tuttogreen
Ingredientes
Preparação
Coloque os paus em um recipiente de vidro limpo, esterilizado de preferência, e despeje o óleo, cobrindo bem a canela.
Feche bem o recipiente e o mantenha em local seco e escuro por 3 semanas.
Lembre-se de agitar o recipiente todos os dias para que o óleo fique bem de molho com a canela.
Filtre o óleo e despeje-o em um recipiente escuro e limpo. Mantenha-o em local fresco.
Talvez te interesse ler também:
Como fazer óleo de cravo para beleza, saúde e aromaterapia
Infusão de Sálvia, Louro, Canela e Limão – uma Receita Boa para Desintoxicar e Emagrecer
Chá de canela ajuda a perder peso! Benefícios e receita
Como preparar chá de canela quente ou gelado
Água com canela: 10 motivos para beber todo dia. Veja como fazer
Canela – diferencie a verdadeira da falsa e aprenda sobre os usos de ambas
Categorias: Usos e benefícios
ASSINE NOSSA NEWSLETTER