Índice
Uma fruta diferente, abundante e altamente nutritiva: o abacaxi é apreciado por muitas pessoas por seu sabor cítrico e sua versatilidade. Mas, o que muitos não percebem, é que os resíduos dessa fruta, que, geralmente, vão parar no lixo, são ainda mais saudáveis do que a polpa da fruta.
Além disso, o aproveitamento integral do alimento é um bem para o meio ambiente. Os ganhos são muitos, então por que não inovar?
Conheça abaixo os benefícios da casca do abacaxi e como ela pode ser consumida.
As cascas do abacaxi são muito nutritivas e isso se deve, em grande parte, a uma enzima chamada bromelaína.
Ela tem alto poder anti-inflamatório, ajudando a amenizar dores nas articulações, artrite, tensões musculares, entre outras.
Essa substância auxilia ainda a combater coágulos sanguíneos, manter a pressão arterial equilibrada e a deixar a composição do sangue mais saudável. Além disso, a bromelaína pode ser bem útil em episódios de gripe, resfriados ou alergias respiratórias, pois ajuda a cessar o muco, reduzir a tosse e estimular o sistema imunológico.
A casca do abacaxi também é importante para a saúde digestiva, pois favorece uma flora intestinal saudável, ajuda na digestão e combate problemas, como prisão de ventre e a síndrome do intestino irritável.
A vitamina C, presente nela, ajuda a fortalecer a imunidade e prevenir doenças oculares degenerativas. Os nutrientes presentes na casca podem auxiliar na prevenção de alguns tipos de câncer, além de fortalecer os ossos, dentes e gengivas e melhorar a fertilidade.
Agora que você já sabe os benefícios da casca de abacaxi, é hora de colocar a mão na massa e utilizar todo potencial dessa parte da fruta.
Conheça abaixo alguns dos usos possíveis:
Um uso simples e prático. Para preparar a água de abacaxi, coloque as cascas em uma panela com água e deixe ferver por cerca de 35 minutos.
Se quiser, pode adicionar canela em pau para dar ainda mais sabor.
Passado o tempo de fervura, deixe em infusão por mais 30 minutos, retire as cascas e pronto.
É só beber!
Leia também:
Separe todos os resíduos do abacaxi em um recipiente, cubra com água e deixe no sol por algumas horas, até a água ficar amarelada. Após esse tempo, coe e leve à geladeira. Você pode adoçar, se preferir, ou consumir in natura.
Leia também:
Em uma tigela, coloque os resíduos de 1 abacaxi, 2 colheres de chá de orégano seco, meio litro de água e lascas de pimenta vermelha.
Certifique-se de que a água seja filtrada e não clorada, pois o cloro mata as bactérias que são necessárias para a fermentação. Cubra com gaze e deixe em temperatura ambiente por cerca de 36 horas. Após esse período, retire a espuma que vai se formar no topo, os pedaços de abacaxi e coe o vinagre. Conserve em frascos bem fechados.
Ferva as cascas de abacaxi em uma panela com água. Depois, espere esfriar e coe. Esse preparo pode ser base para vários tipos de suco e fica muito bom natural também.
Se você preferir um chá mais tradicional, basta ferver as cascas do abacaxi em uma panela com água. Após levantar fervura, abaixe o fogo e deixe cozinhando, em fogo médio, por cerca de 40 minutos, com a tampa entreaberta. Após isso, desligue o fogo e deixe 5 minutos em infusão.
Coe, adoce e bom apetite!
As cascas podem ser desidratadas para servirem como um cheiroso aromatizador de ambiente. Embora existam produtos específicos para isso, é possível secar as cascas em uma grelha. Dá para misturar as cascas de abacaxi com outros aromatizadores naturais, como cascas de outras frutas cítricas, flores ou especiarias.
A bromelaína é também um ótimo emoliente. Para se beneficiar das cascas do abacaxi dessa forma, basta fazer uma pasta (no liquidificador ou processador de alimentos) com os resíduos, passar nos pés e deixar por 20 minutos. Depois é só enxaguar, secar e hidratar.
A água de casca de abacaxi pode ser um tônico facial excelente, já que a bromelaína ajuda a eliminar as células mortas da pele, aliviando os sintomas da acne. A receita é a mesma para fazer a água de casca de abacaxi. Basta passar na pele, após lavar o rosto.
O segredo para um carro bem perfumado pode envolver algo bem simples, como colocar cascas de abacaxi em um saco plástico e deixar em um local do veículo que fique exposto ao sol. O carro vai cheirar bem e todo mundo vai querer saber o segredo.
Bebida típica da Nigéria, essa mistura pode ser feita em casa. Basta adicionar cascas de abacaxi, flores de hibisco, 1 colher de sopa de gengibre picado, suco de 2 limões e açúcar a gosto em uma panela com 2 litros de água.
Deixe ferver, cozinhe por 5 minutos, retire do fogo e feche a tampa. Deixe em infusão por 10 minutos, coe e leve para geladeira.
Mudando um pouco de país, é a vez de experimentar o Tepache, bebida típica do México, que é produzida a partir da fermentação do abacaxi.
Para fazê-la, lave as cascas do abacaxi, corte-as em pedaços grandes, coloque em uma tigela de vidro juntamente com 8 xícaras de água, 2.5 xícaras de piloncilo (melaço extraído da cana de açúcar) ou açúcar mascavo temperado com especiarias, canela e cravo.
Cubra com gaze e deixe descansar por 48 horas.
Depois disso, coe o líquido, acrescente mais 4 xícaras de água e deixe descansar por mais 12 horas.
Coe novamente e sirva gelado.
Outras formas de utilização das cascas do abacaxi envolvem processos industriais. Já é possível, por exemplo, fazer embalagens com resíduos do abacaxi e outras frutas.
A ideia original é fruto da iniciativa da startup colombiana Lifepack, que desenvolveu materiais substitutos de itens de plástico a partir de restos de cascas, como a de abacaxi. O mais legal é que são produtos que podem voltar tranquilamente para a natureza por serem orgânicos e biodegradáveis
Além desse uso, é possível também fazer papel, já que a casca é rica em celulose, hemicelulose e outros carboidratos, e biogás, já que os resíduos podem produzir metano.
O abacaxi tem ainda largo uso em produtos em conserva, como é o caso do abacaxi em lata, facilmente encontrado nas prateleiras dos supermercados brasileiros.
Pode ainda servir com base para fazer frutas secas e matéria orgânica para alimentação dos animais.
Com tantos usos e benefícios, desperdício nunca mais! Reaproveite! Compartilhe!
Talvez te interesse ler também:
Como fazer comedouros para pássaros usando cascas de frutas
Faça você mesmo produtos de beleza usando cascas de frutas
Como purificar a água com frutas e suas… cascas!
Sementes das frutas: não as descarte! Elas fazem um bem que você não imagina
10 receitas de água aromatizada
Categorias: Usos e benefícios
ASSINE NOSSA NEWSLETTER