Índice
Em tempos de tensão nervosa, a cânfora pode ser muito útil para acalmar devido ao seu efeito antiestresse. Por isso, neste conteúdo, vamos mostrar como usar a cânfora para essa finalidade, além de outras mais.
Mas, antes disso, conheça melhor este calmante natural.
A cânfora é uma substância cristalina e branca, extraída da madeira da canforeira, que pode ser utilizada em diversas apresentações como creme, óleo, sabonete, pomada e tablete.
Seu óleo pode ser usado em fórmulas cosméticas e medicinais, sua resina em incensos e a pedra serve para preparo de soluções terapêuticas e de limpeza, além de outros usos.
Todas essas utilidades se devem às suas propriedades medicinais tais quais:
Com todas essas maravilhosas propriedades, saiba como usar a cânfora para promover seu bem-estar.
Na aromaterapia, a cânfora é bem utilizada para acalmar os nervos e tranquilizar o cérebro. Por isso, reduz o estresse, a ansiedade e a tensão nervosa, promovendo o equilíbrio emocional e mental.
Isso se deve ao fato que o aroma da cânfora promove estado de tranquilidade.
Devido à sua propriedade calmante, o óleo essencial de cânfora ajuda a tratar distúrbios nervosos, ataques epilépticos, crise de ansiedade, neurose, convulsão nervosa, histeria e pânico.
A cânfora também tem ação analgésica, anestésica e tranquilizante, por isso alivia e trata dores como as de artrite, gota, reumatismo e lesões musculares, entre outras.
Esses efeitos benéficos acontecem porque a cânfora ajuda a circular melhor o sangue, de forma que haja menos bloqueio e tensão nos tecidos. Dessa forma, proporciona alívio da dor e promove relaxamento.
A cânfora também pode ser usada para melhorar a vibração e limpar a aura. Para isso basta misturar algumas gotas de óleo de cânfora, sais de banho à base de cânfora ou pedaços de cânfora bem triturados na água do banho.
Para pessoas que buscam realizar a meditação, a cânfora pode ajudar a acalmar a mente e a melhorar a concentração. Para tal fim, basta pegar uma pequena porção do óleo de cânfora, em seu dedo anular, e aplicá-la no chacra do terceiro olho (entre as sobrancelhas).
De acordo com a Antiga Escritura Sagrada indiana, a cânfora simboliza a conexão com o sagrado. Ela pode ser queimada como incenso ou óleo essencial, em um difusor ou réchaud com vela, que com o aquecimento, libera vapores que se expandem no ambiente.
A fumaça do incenso ou vapor do óleo essencial de cânfora libera energias benéficas e curativas que acalmam e neutralizam sentimentos maléficos e bloqueios oriundos de emoções negativas.
Purificar o ambiente: que plantas usar para fazer limpeza energética
Para realizar uma limpeza energética do ambiente, você precisará de meio litro de água, uma pedra de cânfora (que você pode comprar na farmácia) e um borrifador.
ATENÇÃO: a inalação de cânfora por animais pode ser mortal, principalmente aves e gatos.
As pessoas mais antigas utilizavam a cânfora para acalmar a tosse. Para isso, costumavam colocar um tablete de cânfora dentro de um saquinho (parecendo um patuá), amarrando-o em um colar de barbante ou cordão e pendurando-o no pescoço para promover a calma, ajudar a dormir, respirar melhor e parar com as fortes crises de tosse.
Uma outra forma de utilizar a cânfora para essas finalidades, é fixar o saquinho de tecido com o tablete de cânfora no peito utilizando um esparadrapo.
Também, pode-se fazer inalação usando um tablete de cânfora dissolvido na água quente em um recipiente. A seguir, inale o vapor desta preparação, cobrindo a cabeça e o recipiente com uma toalha.
Esse procedimento ajudará a limpar as vias respiratórias e promoverá estado de mais tranquilidade.
A cânfora pode ser usada para outros fins terapêuticos como:
A cânfora pode ser usada de diversas formas:
Não se deve utilizar a cânfora de forma excessiva ou por tempo prolongado demais, pois ela pode causar irritação, alergias e até intoxicação.
Quando for realizar limpeza ou incensar o ambiente, animais, crianças, mulheres grávidas e idosos devem ficar afastados do local, pois estes são mais sensíveis ao cheiro da cânfora e podem passar mal ou se intoxicarem.
Só permita que entrem quando já tiver saído o cheiro.
Quando utilizar o óleo de cânfora na pele, tenha cuidado de retirá-lo antes de sair em exposição ao Sol, para evitar manchas.
Se for utilizar a cânfora para tratamentos de saúde ou de forma terapêutica, consulte um médico antes, para saber se não há alguma restrição em relação à sua utilização.
Tendo tomado os devidos cuidados, você poderá fazer bom uso da cânfora e ficar bem, com a melhora do seu estado de ânimo.
Talvez te interesse ler também:
Astrágalo: a erva da longevidade! Conheça seus super benefícios
Você está sempre estressado? Conheça as plantas com poderes calmantes
Purificar o fígado: 10 remédios naturais
Categorias: Usos e benefícios
Publicado em 17/06/2021 às 6:10 pm [+]
Muito obrigado, foi bastante útil essa informação. Vou procurar sabonete de canfora para aliviar as dores da chikungunya
Publicado em 04/06/2022 às 8:15 pm [+]
BOA TARDE!!!
GOSTO MUITO DE CANFORA.
O CHEIRO É MUITO BOM.
SEUS BENEFÍCIOS – MARAVILHOSOS!
Publicado em 05/06/2022 às 10:22 am [+]
<3 <3 <3