Índice
Trata-se de um óleo vegetal extraído de sementes de gergelim com inúmeras propriedades terapêuticas, ótimo para uso em cosméticos e na limpeza natural do tipo ‘faça você mesmo’.
O óleo de gergelim vem sendo utilizado há centenas de anos como remédio natural. É extraído de sementes de gergelim, conhecidas sobretudo por seu alto teor de cálcio e lipídios benéficos.
O óleo de gergelim pode ser usado na cozinha como condimento (na verdade, existe uma versão adequada para uso alimentar), mas também como remédio, para a beleza e para a saúde, em particular para a pele e para os cabelos, graças à sua riqueza em princípios ativos.
Conheça melhor o óleo de gergelim.
{index}
O óleo de gergelim é considerado um óleo particularmente benéfico. Ele é capaz de:
Uma característica importante desse óleo é que ele é estável, ou seja, não corre o risco de ficar rançoso se for armazenado à temperatura ambiente, como pode acontecer no caso do óleo de linhaça.
O óleo de gergelim é um remédio muito versátil, você pode experimentar sua eficácia em casos de:
Quando usado como alimento, o óleo de gergelim pode ajudar a baixar a pressão arterial e os níveis de açúcar no sangue.
O óleo de gergelim é particularmente benéfico para a pele, pois é, como mencionado acima, rico em antioxidantes que ajudam a neutralizar a ação dos radicais livres. A aplicação de óleo de gergelim diretamente na pele também pode contribuir para a prevenção do melanoma.
Quem não gosta particularmente do aroma pode usá-lo diluído em outros óleos mais delicados, como o óleo de amêndoa doce ou o óleo de jojoba.
Aqui estão algumas possíveis aplicações interessantes de óleo de gergelim.
O óleo de gergelim é um dos principais remédios benéficos sugeridos pela ayurveda, a medicina tradicional indiana. A ayurveda recomenda massagear todo o corpo com óleo de gergelim e deixá-lo agir 15 minutos antes do banho. Seu efeito sobre a pele é purificador e ajuda a prevenir infecções.
Com óleo de gergelim e gengibre, é possível preparar um óleo de massagem para o corpo, adequado para uso em caso de dores musculares. É necessário utilizar meia xícara de óleo de gergelim e meia xícara de suco de gengibre fresco. O gengibre deve ser ralado com um ralador fino e espremido com gaze para obter o suco. O suco de gengibre e o óleo de gergelim devem ser misturados em quantidades iguais para obter o óleo de massagem.
Um esfoliante suave para o rosto ou corpo pode ser preparado utilizando-se dois ingredientes simples: óleo de gergelim e amido de arroz. A preparação é feita simplesmente misturando uma colher de sopa de óleo de gergelim e meia colher de sopa de amido de arroz. Ambos os ingredientes podem ser adquiridos em lojas de fitoterapia. A mistura obtida deve ser massageada delicadamente sobre a pele e depois enxaguada, primeiro com água morna e depois com água fria.
O óleo de gergelim é muito útil para suavizar áreas ásperas dos pés e para obter um agradável efeito desodorizante. Para isso, basta que você tenha à disposição uma colher de óleo de gergelim e 5 gotas de óleo essencial de menta. Dilua o óleo essencial no óleo de gergelim, aplique nos pés, calce meias de algodão e deixe agir a noite inteira. De manhã, a suavidade da pele será garantida.
O óleo de gergelim é particularmente eficaz na restauração dos cabelos secos. Podem ser aplicadas algumas gotas no cabelo, mesmo seco, para obter um efeito de nutrição e brilho, substituindo produtos comuns para cabelos, que costumam conter silicones. Também pode ser usado como pré-shampoo em cabelos úmidos, em pequenas quantidades, que devem ser aplicadas massageando com as mãos. É aconselhável deixá-lo agir por pelo menos 30 minutos antes de passar para a lavagem. Com o óleo de gergelim, sempre antes da lavagem, é possível massagear o couro cabeludo para lidar naturalmente com o problema da caspa.
O óleo de gergelim contribui para a boa saúde dos dentes e gengivas, ajudando também a regenerar os tecidos inflamados. É por isso que o óleo é geralmente recomendado para quem deseja praticar o “oil pulling”, ou seja, enxaguar a boca todos os dias por longos períodos. Para esse fim, use uma colher de óleo de gergelim assim que acordar de manhã.
Para obter um bom efeito antirrugas, pode-se aplicar uma pequena quantidade de óleo de gergelim no rosto todos os dias. Suas propriedades antioxidantes ajudarão a pele a combater o envelhecimento, dando-lhe nova elasticidade e luminosidade.
Especialmente aqueles com pele oleosa podem usar óleo de gergelim em combinação com argila para criar uma máscara de beleza que regula o excesso de sebo e purifica a pele. No caso da pele seca, o mesmo ingrediente pode ser usado, mas misturando-o com algum outro remédio natural de poder hidratante, como outros óleos vegetais, iogurte ou mel.
Graças à sua característica de ser calmante para queimaduras solares, o óleo de gergelim pode ser usado como óleo pós-sol. Para aumentar seu poder, pode-se misturá-lo com uma colher de sopa de gel de aloe vera ou uma colher de chá de óleo de calêndula.
Além de utilizá-lo como óleo de massagem tal como é, pode também ser misturado, por exemplo, com gengibre. O óleo de gergelim se presta bem para ser aplicado após o banho, de banheira ou de chuveiro, para aliviar a tensão muscular. Melhor ainda se for ligeiramente aquecido e depois espalhado gentilmente (mas de maneira profunda).
Você pode comprar o óleo de gergelim em lojas de produtos orgânicos e alimentos naturais, bem como em estabelecimentos fitoterápicos ou online. Aconselhamos que você escolha um óleo prensado a frio para que ele retenha todas as suas propriedades benéficas.
Talvez te interesse ler também:
ÓLEO DE ABACATE – BENEFÍCIOS, PROPRIEDADES E COMO FAZER
AGROTÓXICO NATURAL: ÓLEO DE EUCALIPTO COMBATE FUNGOS EM PLANTAS
101 Maneiras Diferentes de Usar o ÓLEO DE COCO
Categorias: Usos e benefícios
ASSINE NOSSA NEWSLETTER