Índice
Existem formas naturais de cuidar e tratar da pele, corpo e cabelo. Uma das mais antigas e eficazes é o uso da argila, que além de ter finalidade medicinal, também tem utilidade como produto cosmético, com a vantagem de ser livre de parabenos e outros aditivos tóxicos.
Um tipo de argila, entre os vários que existem e são diferenciados pela coloração, é a rosa, que é apropriada para pele sensível.
Saiba mais informações sobre esse produto natural, como utilizá-la e onde encontrá-la.
{index}
A argila rosa deriva da mistura da argila branca com a vermelha, por isso, reúne as propriedades desse dois tipos de argilas.
Essa argila possui propriedades suavizantes, anti-inflamatória, adstringente, revitalizante e cicatrizante provenientes da argila branca – que acalma irritações da pele, suaviza as rosáceas e cicatriza acnes – e propriedades advindas da argila vermelha, com ação calmante e redutora de medidas.
Devido a todas essas propriedades, a argila rosa promove a hidratação e luminosidade da pele, acelera a circulação e combate a celulite.
Por ser rica em ferro, confere à pele e aos cabelos maciez e vigor.
Todas essas propriedades juntas fazem da argila rosa ideal para tratamentos estéticos, já que agrega os benefícios destes dois tipos de argilas.
Devido às suas propriedades, a argila rosa pode ser utilizada nos seguintes casos:
A argila rosa é benéfica para peles sensíveis, desidratadas, sem viço, avermelhadas, com tendência alérgicas, vasinhos e/ou rosáceas.
Rica em óxido de ferro, atua beneficamente na respiração celular e na transferência de elétrons, conservando a pele hidratada e conferindo elasticidade à pele.
Esta argila limpa profundamente a pele, por isso, remove toxinas e também absorve o excesso de oleosidade, fornecendo simultaneamente os minerais que restauram o viço e o brilho natural da pele e do cabelo.
O uso da máscara de argila rosa elimina os radicais livres, prevenindo assim o envelhecimento e as rugas na pele.
A argila rosa pode ser empregada em tratamento corporal, pois, possui ação relaxante, anti-inflamatória, revigorante na pele, além de ser utilizada na drenagem e queima de celulite e gorduras localizadas e em tratamentos de flacidez tissular (perda da elasticidade da pele), devido ao seu efeito tensor (esticar ou firmar a pele).
No couro cabeludo, a argila rosa promove a circulação sanguínea, o que contribui para o crescimento dos fios capilares.
Por ser desintoxicante e antisséptica, combate a ação de bactérias e a seborreia no couro cabeludo.
A argila rosa é encontrada na forma de pó. Quando for preparar a pasta com esse produto natural, utilize recipientes de vidro ou cerâmica, pois os de metal podem interferir nos minerais contidos nela e prejudicar o seu efeitos terapêutico.
Para utilizar a argila rosa na pele você pode seguir as seguintes etapas:
A argila rosa pode ser usada como pré-xampu para tratamento de oleosidade e alívio da coceira do couro cabeludo, com essa finalidade, pode-se aplicar esse produto natural a cada 15 dias.
Devido à ação dessa argila de limpeza profunda do couro, é recomendável para quem fez relaxamento e alisamento no cabelo, aplicar a máscara capilar de argila dois meses após o procedimento químico, pois, caso contrário poderá interferir nos efeitos desses processos químicos e estéticos.
Como preparar e usar a máscara capilar
A argila rosa pode ser utilizada para hidratar e embelezar o cabelo, para isso siga os seguintes passos:
A argila rosa é encontrada para compra em lojas de produtos naturais, que podem ser físicas ou virtuais.
Existem várias marcas, variando a procedência, embalagem e tipo de fabricação e, por conta desses fatores, pode ser encontrada com vários preços.
Para se ter uma ideia os valores variam desde R$ 10,90 até R$ 26,01, por um pacote de 1 kg de argila rosa.
Além de todas essas vantagens o uso da argila não prejudica a nossa saúde e nem o meio-ambiente, pois, por ser natural não contém substâncias tóxicas e é de fácil degradação, não poluindo o meio-ambiente.
Realmente, a argila é uma ótima opção de cuidados com a pele, cabelo e corpo. Contudo, vale ressaltar que pessoas com pele muito sensíveis, com doenças da pele e ou do couro cabeludo devem consultar um dermatologista antes de fazerem qualquer tipo de tratamento, mesmo que natural.
Talvez te interesse ler também:
ARGILA VERDE, ARGILA BRANCA, ARGILA VERMELHA E DE OUTROS TIPOS: INDICAÇÕES E BENEFÍCIOS
ARGILA PRETA: O QUE É, PARA QUE SERVE E COMO USAR NO ROSTO
ARGILA VERDE → 10 USOS PARA SUA BELEZA E SAÚDE!
Categorias: Usos e benefícios
ASSINE NOSSA NEWSLETTER