Índice
O óleo essencial de limão é obtido a partir da casca de limão e possui muitas propriedades: é antibacteriano, melhora a circulação e estimula o sistema nervoso. Vejamos em detalhes todas as suas propriedades e como usá-lo para o bem-estar, beleza e também na limpeza ecológica da casa.
{index}
O óleo essencial de limão é extraído por prensagem, destilação ou por extração com solvente da casca de limão. A essência do limão, além de ser intensa e agradavelmente perfumada, possui inúmeras propriedades medicinais.
O óleo essencial de limão pode ser comprado em loja de produtos naturais e, como todos os óleos essenciais, deve ser armazenado em local fresco, longe do calor e da luz direta e deve ser consumido dentro do prazo de validade.
O óleo essencial de limão pode ser usado tanto interna como externamente, podendo ser espalhado no ambiente.
Para uso externo, o óleo essencial de limão nunca deve ser usado puro, mas sempre diluído. Você pode dispersar uma gota deste óleo em uma colher de chá de gel de aloe vera. Essa mistura é útil para fortalecer os capilares em casos de rosácea e é um remédio natural eficaz para a pele oleosa e com excesso de sebo e impurezas. Consulte um dermatologista antes e nunca se exponha ao sol após o uso deste e de qualquer outro óleo essencial.
Outra forma para uso externo é diluir o óleo essencial de limão em um óleo vegetal, como amêndoa doce, girassol ou azeitona. A proporção é de 10 gotas de óleo essencial de limão para cada colher de sopa de óleo vegetal. Essa mistura pode ser usada para realizar massagens nas pernas e nádegas para promover a circulação, prevenir o aparecimento de vasos e melhorar a retenção de água e celulite.
O óleo de massagem com azeite e óleo essencial de limão também é excelente para mãos e pés, pois fortalece as unhas frágeis e acalma a dor e o desconforto causados pelas frieiras.
Massageado nas costas e no peito, a mistura de óleo vegetal com óleo essencial de limão pode ajudar no caso de resfriado e tosse, especialmente quando associado a óleos essenciais balsâmicos como eucalipto, hortelã, tomilho ou alecrim.
Internamente, o óleo essencial de limão é utilizado para promover a digestão e combater o inchaço abdominal quando adicionando uma ou duas gotas a uma colher de chá de mel ou de açúcar (tenha cuidado para não exceder nas doses).
O óleo essencial de limão vendido como suplemento alimentar também pode ser usado na cozinha para dar sabor a biscoitos, bolos e geleias.
O óleo essencial de limão também é usado na aromaterapia: uma dúzia de gotas no difusor clássico ou ultra-sônico perfuma o ambiente de forma agradável, promove bom humor, concentração e melhora a respiração.
O óleo essencial de limão é finalmente um ingrediente natural que pode ser usado para a preparação de detergentes ecológicos. Ao adicionar 20-30 gotas de essência de limão em um cada copo de álcool ou vinagre de vinho branco, podemos preparar em poucos minutos um detergente antibacteriano e perfumado, eficaz na limpeza de pisos cerâmicos, sanitários e de torneiras.
Cuidado com a exposição ao sol no prazo de vinte e quatro horas após a aplicação do óleo essencial de limão à pele, pois esta essência é fotossensibilizante e a exposição aos raios UV pode causar queimaduras.
Os usos tanto externo quanto interno do óleo de limão essencial não é recomendado durante a gravidez, lactação e, obviamente, em caso de sensibilidade verificada para as substâncias nele contidas.
Talvez te interesse ler também:
ÓLEO ESSENCIAL DE MIRRA É O MELHOR REMÉDIO PARA CURAR FERIDAS
ÓLEO ESSENCIAL DE PIMENTA-DO-REINO: DETOX E ANTICÂNCER. VEJA USOS E MAIS BENEFÍCIOS
ÓLEO ESSENCIAL DE LAVANDA: 10 USOS FANTÁSTICOS PARA A SAÚDE E O BEM-ESTAR
Categorias: Usos e benefícios
ASSINE NOSSA NEWSLETTER