Índice
Manacá é uma planta arbustiva que cresce principalmente na região central do Brasil. Populares utilizam muito essa planta como remédio, na forma de chá e garrafada. Saibam mais sobre as propriedades científicas e curativas desta planta, e confira o depoimentos de pessoas que fizeram uso do manacá.
Spiranthera odoratissima é o nome científico da planta denominada manacá, pertencente à família Rutaceae. O Manacá é uma planta medicinal localizada na região do Cerrado Brasileiro, nativa dos estados de Mato Grosso e Goiás e também de Minas Gerais e Bahia. Por isso, a planta também é conhecida pelo nome popular de manacá-do-cerrado.
No cerrado, o manacá quase passa despercebido, só quem conhece bem o arbusto percebe a planta no meio da mata.
O manacá apresenta um cacho de flores brancas muito perfumadas, as folhas têm odor cítrico.
Esta planta é um arbusto cujas raízes são utilizadas tradicionalmente como estimulante do apetite, contra disfunções hepáticas, reumatismo, dores musculares, de estômago e de cabeça e as folhas desta planta podem ser utilizadas como depurativo do sangue, em afecções renais e hepáticas.
Os princípios ativos que fazem parte da composição fitoquímica desta planta são: fenóis, taninos, cumarinas, flavonoides, triterpenos /esteróis, antraquinonas e antocianinas nas folhas e alcaloides, cumarinas, amido e saponinas nas raízes, por isso tem propriedades anti-inflamatória, ansiolítica, hepática, reumática, analgésica, estimulante, estomacal, antiulcerogênica (combate úlceras) e antimicrobiana.
Só pelas propriedades medicinais, dá para perceber que se trata de uma super planta curativa!
Vejam alguns depoimentos de pessoas que conhecem na prática as propriedades curativas do manacá do cerrado.
O agricultor Sandoval José de Almeida diz ter encontrado alívio para as dores de um reumatismo antigo, com as lascas de manacá, a respeito disso ele afirma:
“Preparei o chá com uma panela tampada.
Fervi cinco minutos, tirei e coei.
Tomei três vezes ao dia, durante 15 dias, e fiquei curado.”
Na loja do raizeiro Geneci Carvalho, garrafada de manacá é produto que não para de vender e a fórmula é simples, ele nos ensina:
“O primeiro passo é cortar bem a raiz.
Depois de amassada, colocamos dentro de um vidro bem limpo.
Para um litro de vinho, usamos de 20 a 30 gramas de raiz.
Se for exagerado, o manacá pode causar alergia.”
O pesquisador botânico Libério Amorim, da Universidade Federal do Mato Grosso-UFMT, já tem uma visão mais técnica e científica à respeito do uso medicinal do manacá, sobre a forma de utilização, reações que podem advir do mau-uso dessa planta e sobre esses aspectos ele elucida:
Sobre a forma de uso:
“A parte do manacá que combate qualquer inflamação está debaixo da terra.
“Coloca-se cerca de 20 gramas, da parte que está enterrada, em um litro de cachaça.
Chazinho normal não funciona, tem que ser com álcool, porque o álcool funciona como fixador do princípio ativo.”
Sobre o efeito medicinal e possíveis reações:
…Muita vezes o princípio ativo pode não estar presente e muitas vezes pode ser até tóxico, então, a população precisa ter cautela.
Aquela máxima de que se bem não faz, mal não fará, não é verdade.”
A ciência busca comprovação das propriedades curativas do manacá, mas uma coisa é fato: muito das pesquisas científicas partem do uso e do conhecimento popular e tradicional das plantas medicinais, passados de geração para geração, e cuja eficácia foi comprovada na prática.
Certamente, para usufruirmos do poder curativo das plantas medicinais, precisamos conhecer suas propriedades medicinais e terapêuticas, por isso a importância de se resgatar, valorizar e cultivar esse conhecimento e essa sabedoria que nossos antepassados nos deixaram e zelar por toda rica e valiosa biodiversidade que faz parte da natureza, onde podemos encontrar a cura de muitas doenças!
Talvez te interesse ler também:
CHÁ DETOX DE ALFAVACA: RECEITAS E CONTRAINDICAÇÕES
FOLHA-DA-FORTUNA: PERFEITA PARA TER SEMPRE EM CASA
VISCUM ALBUM: A PLANTA MAIS UTILIZADA COMO TRATAMENTO COMPLEMENTAR AO CÂNCER
Fonte Foto: Mauricio Mercadante
Categorias: Usos e benefícios
Publicado em 22/04/2022 às 1:18 pm [+]
Favor, preciso saber se a flor do manaca-de-cheiro é comestível? Ouvi isso, mas não vi informações sobre esse assunto. Pois, soube das folhas e raízes que são medicinais. Sem mais, obrigada.
Publicado em 25/04/2022 às 9:57 am [+]
Oi Doraci, procuramos por estudos científicos sobre o uso alimentar da Manacá (Spiranthera odoratissima) e não encontramos. Por manacá também se entende plantas da família das solanáceas que são tóxicas. Seja como alimento seja como medicamento, é bom se assegurar de fazer uso correto com um especialista que saiba a distinção das espécies. Consulte um fitoterapeuta. Um abraço.