Índice
Kalanchoe pinnata é uma planta suculenta da família Crassulaceae, ordem Saxifragales, oriunda da África e conhecida como Folha-da-Fortuna. No Brasil, esta planta tem vários nomes como: coerana, oirama-branca, erva-da-costa, sempre-viva, folha-de-costa ou saião.
A planta Folha-da-Fortuna, além de embelezar o jardim ou o ambiente onde se encontra, plantada em vaso ou em canteiro, tem outras qualidades, pois suas folhas frescas têm propriedades medicinais.
Saiba mais sobre essa plana de fácil cultivo, bem resistente e ainda benéfica para a saúde.
{index}
A planta Kalanchoe pinnata possui o seguinte diferencial:
A planta Kalanchoe é bem durável e fácil de cuidar.
Os cuidados que ela necessita são:
A planta Folha-da-Fortuna (Kalanchoe pinnata) possui propriedades emolientes, cicatrizantes e anti-inflamatórias.
Seus princípios ativos são as mucilagens, taninos, ácidos gástricos, sais minerais e glicosídeos. A Folha-da-Fortuna é rica em alcaloides, triterpenos, glicosídeos, flavonoides, esteroides e lipídios.
Outros princípios desta planta são os bufadienolides, que vêm demonstrando em pesquisas clínicas, propriedades antibacteriana, anticâncer e antitumoral, além de se assemelharem com dois cardiotônicos utilizados pela medicina convencional, que são a digoxina e a digitoxina, usados para tratar doenças cardíacas congestivas e suas complicações.
A maioria de seus usos medicinais são comprovados cientificamente.
Os indígenas fazem uso da Folha-da-Fortuna para curar inflamações e febres.
O suco da folha misturado com óleo de coco ou óleo de andiroba é utilizado pelas tribos africanas como loção para tratar enxaquecas e dores de cabeça.
Ao longo do Rio Pastaza, no Equador, os nativos fazem uso da infusão das folhas da Folha-da-Fortuna para tratar de ossos quebrados e hematomas internos.
As tribos indígenas do Peru misturam a folha desta planta com aguardente para aliviar nas dores de cabeça e, com a raiz, fazem uma infusão para tratar a epilepsia.
Na Amazônia, uma xícara de uma infusão de Folhas-da-Fortuna, duas vezes ao dia, é usada para infecções respiratórias, tosse e febre.
A folha é bastante suculenta e seu suco serve para cicatrizar cortes, arranhões, queimaduras e ferimentos, para isso a folha deve ser macerada para obter o suco.
Tribos da Amazônia espremem o suco de folhas frescas e misturam com o leite materno para curar dores de ouvido.
O uso tradicional da Folha-da-Fortuna para tratamento de doenças infecciosas (interna e externamente) tem o respaldo de pesquisas científicas que apontam para suas atividades antibacteriana, antiviral e antifúngica.
A folha e o suco da folha combatem vários tipos de bactérias, tais como: Staphylococcus aureus, Escherichia coli, Shigella, Bacillus e Pseudomonas, incluindo várias bactérias resistentes à diversas drogas.
O extrato das folhas desta planta previne e trata a leishmaniose.
O suco da folha tem ação anti-histamínica e anti-alérgica.
Os componentes químicos da folha-da-fortuna são: ácido araquidônico, astragalina, ácido beénico, amirina beta, benzenóides, beta-sitosterol, bryophollenone, bryophollone, bryophyllin, AC bryophyllin, bryophyllol, bryophynol, C bryotoxin, bufadienolides, ácido cafeico, campesterol, cardenolidas, ácido cinâmico, clerosterol, clionasterol, codisterol, ácido cumárico, epigalocatequina, ácido ferúlico, flavonóides, friedelina, glutinol, hentriacontano, isofucosterol, kaempferol, ácido oxálico, o oxaloacetato, o ácido palmítico, patuletin, peposterol, fosfoenolpiruvato, ácido protocatecuico, pseudotaraxasterol, piruvato, quercetina, esteróides, estigmasterol, o ácido succínico, o ácido siringico, taraxerol e triacontano.
Não se deve utilizar a Folha-da-Fortuna por longos períodos de tempo ou ser usada por pessoas com um sistema imunológico enfraquecido.
Consulte sempre um médico ou especialista em fitoterapia antes de fazer uso de qualquer remédio, ainda que natural, e atenção às interações medicamentosas se estiver fazendo uso de medicamentos. Avise o seu médico.
O uso concomitante da Folha-da-Fortuna com barbitúricos, glicosídeos, cardiotônicos, digoxina e de digitoxinapode, medicamentos imunossupressores, depressores do SNC, podem potencializar os efeitos dos mesmos.
Lembrete: antes de fazer uso da Folha-da-Fortuna para tratar algum problema de saúde, consulte o médico.
Esta planta é surpreendente pela sua capacidade de crescer em qualquer lugar.
Se colocar e deixar uma folha dessa planta dentro das páginas de um livro, depois de alguns dias, a folha irá dar indício do surgimento de uma nova planta, que será capaz de crescer por si mesma, ao ser colocada em cima do solo.
Não é a toa que essa planta tem o nome de Folha-da-Fortuna, pois ela se multiplica com facilidade!
Olha como é simples fazer uma muda da Folha-da-Fortuna a partir da própria folha. O Canal da Olga Bongiovanni mostra como, no vídeo logo aqui abaixo.
A Folha-da-Fortuna, é uma maravilha de planta, perfeita para ter sempre em casa!
Talvez te interesse ler também:
DÁ PRA PLANTAR BANANA A PARTIR DA FRUTA?
COMO PLANTAR COENTRO EM CANTEIRO, VASO OU GARRAFA-PET
Categorias: Usos e benefícios
ASSINE NOSSA NEWSLETTER