Índice
A mangaba é uma fruta nativa, encontrada em vária regiões brasileiras, principalmente no Nordeste. Esta fruta, além de servir como alimento, é responsável pela atividade econômica nessa região e em outras onde é encontrada.
Neste conteúdo vamos conhecer os vários benefícios desta fruta, além de outras informações. Confiram:
A mangaba é uma fruta, cuja árvore é denominada cientificamente, de Hancornia speciosa e de forma popular, é conhecida como mangabeira.
A árvore da mangaba pode atingir os sete metros de altura, pertence à família das apocináceas. O látex da mangabeira é usado como matéria prima para fazer uma borracha de cor rosada. A madeira da mangabeira é de cor avermelhada, as suas folhas têm formato elíptico e flores grandes.
Esta árvore é nativa do Brasil, mas pode ser encontrada no Paraguai e leste do Peru. Sua fruta é muito consumida e apreciada no nordeste brasileiro, onde é encontrada de forma abundante. O estado do Sergipe é o maior produtor brasileiro de mangaba.
Uma cidade do estado do Ceará, recebeu o nome de Lavras da Mangabeira, devido esta árvore ser encontrada de forma nativa, nessa região.
Esta árvore que é encontrada no Cerrado e Pantanal, tem relevante importância nestes ecossistemas, em vários âmbitos, que beneficiam estas áreas e seus habitantes:
A mangabeira é uma espécie de vegetação em destaque nas Áreas do Parque Estadual do Jalapão (Tocantins), e que o órgão de conservação ambiental da região têm trabalhado pela sua preservação.
No Mato Grosso, a mangaba é utilizada de várias formas: medicinal e alimentícia, além de ser alimento para a raposinha-do-campo, o menor canídeo das Américas
A polpa da mangaba, na região do Grande Sertão e no Norte de Minas Gerais, é comercializada por produtores e cooperativas rurais.
A mangaba é intensamente utilizada nas regiões do Triângulo Mineiro e no vale do Jequitinhonha.
Leia também: Frutas do cerrado: conheça e preserve
Os Princípios Ativos que constituem a composição nutricional da mangaba são:
As propriedades medicinais da mangaba e da mangabeira, são:
A mangaba (polpa, sementes e também a casca da madeira) pode ser utilizada como tratamento terapêutico e medicinal para os seguintes problemas de saúde, lembrando de consultar o médico antes:
A mangaba é utilizada pela indústria alimentícia na confecção de sucos, polpas, geleias e sorvetes.
Uma pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais constatou o que a medicina popular já sabia, que a mangabeira é eficaz para tratamento de pressão alta.
Em Minas Gerais é comum encontrar as cascas do tronco da mangabeira em lojas de produtos naturais e que são utilizadas comumente para:
O que a prática popular já tinha comprovado sobre a eficácia da mangabeira como remédio caseiro para hipertensão, os médicos, com estudos científicos descobriram que é verdade.
A mangabeira utilizada para o tratamento da hipertensão, tem substâncias que, na dose certa, podem ser mais potentes e mais eficientes que os medicamentos alopáticos comumente utilizados para pressão alta.
O chá das folhas da mangabeira inibem as substâncias que causam a hipertensão em nosso organismo.
Maria das Graças Lins Brandão, professora da UFMG, especialista em plantas medicinais, alerta que não se deve trocar medicamentos por chá, sem autorização médica.
Enfatiza ela:
“O perigo é de fazer o remédio de forma inadequada, extrair uma quantidade grande de princípio ativo, usar uma dose excessiva e fazer até mal ou não fazer o efeito adequado”.
A mangaba, por sua suculenta polpa, é utilizada como matéria-prima na fabricação de sucos, sorvetes, doces e bebida vinosa.
Em receitas culinárias, ela pode ser utilizada como ingrediente principal em:
Segue uma sugestão de receita, bem simples:
Ingredientes:
Tempo de preparo: 2 horas
Rendimento: 10 porções
Procedimento
Lave as mangabas e fure-as com um garfo para tirar o leite da fruta. Coloque-as de molho em uma vasilha com água, durante pelo menos quatro horas. Esprema o suco de um limão na água do molho, para ajudar a tirar o resíduo do leite das mangabas.
Faça uma calda, misturando o açúcar com a água, adicione os cravos e a canela e deixe ferver bem. Adicione as mangabas e deixe cozinhar durante 30 minutos.
Na farmacologia, a mangabeira tem a comprovação da eficácia de seu uso através do isolamento de duas misturas de triterpenos, uma delas composta por α amirina, β amirina e lupeol e a outra por seis ésteres 3 β O acil lupeol.
O látex (leite) da mangaba, constituído de triterpenos pentacíclicos, em geral, é usado em grande escala de atividades farmacológicas que incluem:
Seguem formas e finalidades de utilização medicinal da mangabeira (folhas, cascas e fruta)
Modo de usar
Modo de preparar o suco de mangaba:
Colocar pedaços da mangaba no liquidificador com água suficiente para dar um copo de suco. Coar.
Forma de consumo: tomar dois copos sucos diários.
Repetir o tratamento pelo tempo necessário até o alívio e cura do problema.
Observação:
Este tratamento não substitui a consulta e o tratamento médico, quando se faz necessário.
Não deve ser consumida verde. A mangaba verde, contém um suco leitoso que provoca sensação de embriaguez e pode levar inclusive à óbito.
Esse leite venenoso é conhecido como manguaicy.
A mangaba tem propriedades poderosas, mas que precisamos saber utilizá-las para usufruir com eficácia desse poder.
O objetivo deste conteúdo é contribuir para isso. Para fins medicinais, use a planta mediante recomendação médica.
Categorias: Usos e benefícios
Publicado em 10/01/2021 às 11:18 pm [+]
Ótima noite!
Existe algum estudo ou uso em que o leite da mangaba melhora a gota (ácido úrico)?
Publicado em 10/01/2021 às 11:18 pm [+]
Ótima noite!
Existe algum estudo ou uso em que o leite da mangaba melhora a gota (ácido úrico)?
Publicado em 04/03/2021 às 11:47 am [+]
Porque o leite da mangabeira fica rosa?
Essa mudança de coloração o que significa?