Índice
Uma laranjeira linda que fica ótima em vaso ou em bonsais, a laranjeira-kinkan produz laranjas em miniatura comestíveis e cheias de benefícios para a saúde. Conheça estes benefícios e veja algumas receitas com laranjas-kinkan.
A casca da laranja-kinkan é fina e doce. A laranja-kinkan tem pouca polpa, com sabor azedo, caroços do tamanho de uma laranja normal, portanto, são grandes, em proporção ao seu tamanho pequeno. Podem ser consumidas inteiras ou apenas as cascas, que também são comestível.
A laranja-kinkan, assim, como outras frutas cítricas, é rica em vitamina C, possui forte ação antioxidante, por isso, o seu consumo traz muitos benefícios para a nossa saúde. Vejam a seguir!
A laranja-kinkan, graças ao seu teor de vitamina C, estimula a capacidade de cicatrização de nosso organismo.
A vitamina C presente na laranja-Kinkan protege nossas células e fortalece a função de nosso sistema imunológico, contra a ação de bactérias e agentes virais.
Além da vitamina C, a laranja-kinkan possui flavonoides como:
Os nutrientes contidos nessa fruta têm ação anticancerígena, protegendo nosso corpo do surgimento e desenvolvimento de tumores.
O limoneno e pineno são substâncias nutrientes encontrados na casca da laranja-kinkan e ajudam no tratamento de pedras na vesícula, bem como aliviam os sintomas de azia e má digestão, ajudando no funcionamento e saúde do estômago.
A laranja-kinkan é rica em minerais, como:
O nosso corpo para seu bom funcionamento precisa desses minerais. O cobre e o ferro são responsáveis pela saúde de nossas células sanguíneas, pois, esses minerais transportam oxigênio para todas as partes do corpo.
O potássio é um elemento importante para a manutenção da saúde de nosso coração, pois, mantém o equilíbrio do seu ritmo e regula os níveis da pressão arterial, em nosso corpo.
Os óleos essenciais dos frutos e folhas da laranjeira-Kinkan têm propriedades expectorantes (facilita a saída de secreções das vias respiratórias) e antitussígenas (combatem a tosse), as quais ajudam na cura da infecção de garganta e gripes.
Para dietas de emagrecimento a laranja-kinkan é um ótimo ingrediente por conta de seu baixo teor de calorias.
A laranjinha-kinkan é livre de sódio, colesterol e gordura, sendo uma boa alternativa para ser consumida em dietas, contribuindo para a perda de peso.
A laranjinha-kinkan possui em sua composição nutricional :
O consumo dessa fruta ajuda a combater os radicais livres responsáveis pelos prejuízos às células de nosso corpo.
O ácido cítrico existente nessa fruta contribui para a evitar o surgimento ou crescimento e desenvolvimento de pedras nos rins.
A laranja-kinkan, devido ao seu teor de alcalinidade, mantem nossa gengiva saudável e os dentes mais fortes. Importante avisar porém que, o consumo exagerado da laranja-kinkan pode resultar na diminuição de cálcio do corpo, provocando assim, a deterioração e o aparecimento de cáries nos dentes, bem como, doenças ósseas.
Veja também COMO CULTIVAR E CUIDAR LARANJA-KINKAN
Em temperaturas amenas, a larinjinha-kinkan pode ser mantida em temperatura-ambiente, mas, em épocas quentes, o ideal é conservá-la na geladeira.
Quem optar e preferir congelar essa fruta precisará antes limpar bem, depois, cortar e tirar as sementes. Antes de congelar as laranjas-kinkan, coloque uma panela com água açucarada para ferver. Quando a água com açúcar levantar fervura, deve-se mergulhar as laranjas-kinkan nesse xarope (água açucarada). Após esse procedimento, coloque as frutas em potes herméticos (bem tampados) ou em sacos plásticos, para serem congeladas.
Mas o melhor mesmo é consumir a laranja-kinkan in natura (crua) e fresca.
A laranja-kinkan pode ser consumida inteira, com a casca, contribuindo melhor para obtenção de suas propriedades benéficas para a saúde de nosso corpo.
A laranja -Kinkan tem uma varedade de utilizações na culinária:
Agora que sabemos de todos os benefícios e formas de consumo desta frutinha, que tal utilizar as dicas, a seguir, de receitas simples, que dão água na boca, para querer saborear a laranjinha-kinkan?
Uma boa alternativa de sobremesa, para os dias quentes. Veja a receita no vídeo abaixo:
Categorias: Usos e benefícios
ASSINE NOSSA NEWSLETTER