Índice
O mel que as abelhas produzem é amplamente conhecido e utilizado. Mas poucos sabem que esses importantes insetos são responsáveis por outro produto, altamente nutritivo e saudável: a geleia real. Os benefícios para quem consome são muitos e vão desde deixar a pele mais bonita até prevenir doenças, como câncer, por exemplo. Por tudo isso vale muito a pena saber mais sobre a geleia real. Confira abaixo tudo sobre ela.
A geleia real é o alimento produzido pelas abelhas operárias para alimentar a abelha rainha.
Enquanto as operárias vivem cerca de 5 semanas, a rainha tem uma vida muito mais longa: de seis anos, aproximadamente. E parte dessa diferença se deve ao consumo dessa substância singular.
Feita com mel, pólen das flores e enzimas das glândulas da garganta das abelhas operárias, esse alimento é rico em:
Tantos nutrientes tornam a geleia real um excelente aliado da saúde, beneficiando o corpo todo, de modo geral, segundo explica o especialista Lair Ribeiro.
Ele detalha que a geleia real tem tudo o que é preciso em termos nutricionais e, o fato de a abelha rainha viver cerca de 62 vezes mais do que as operárias só exemplificam ainda mais o poder da nutrição no organismo. Conheça abaixo um pouco de cada uma dessas vantagens:
O MEL, MARAVILHA DA NATUREZA E SEU USO NA CURA
A melhor forma de consumir a geleia real é na versão in natura, tendo em vista que somente assim todas as propriedades nutricionais desse alimento são aproveitadas em todo seu potencial.
No entanto, é possível consumi-la em cápsulas e comprimidos também.
Normalmente recomenda-se tomar 1g em jejum, uma vez ao dia, colocando-a embaixo da língua mas, o ideal mesmo é procurar um médico, nutricionista ou especialista em saúde para a recomendação correta, doses e forma de usar, para cada pessoa em particular.
Além do uso interno, a geleia real também pode usada externamente para melhorar a saúde da pele e dos cabelos.
Por conter todos os aminoácidos essenciais ao organismo, a geleia real fortalece os fios, repondo a massa capilar.
No caso da pele, ela ajuda a dar sustentação, melhorando o aspecto e prevenindo problemas, como a acne.
Para utilizar a geleia real para esse fim, existem produtos no mercado que contém o produto, mas é possível ainda usá-lo in natura, em forma de máscaras caseiras para o cabelo e pele, entre outros.
Por apresentar tantos benefícios para a pele, evidentemente, existem receitas caseiras de produção de cremes faciais, que visam justamente aproveitar todas essas qualidades da geleia real.
Uma das formas de fazer esse cosmético natural é misturar a geleia, com cera de abelha, manteiga de cacau, óleo de gérmen de trigo, óleo de jojoba, óleo de abacate, água de rosas e água destilada e misturar. A receita completa você pode conferir aqui.
Recomenda-se passar esse creme duas vezes ao dia, antes de dormir e ao acordar, para prevenir as rugas, e melhorar o aspecto da pele, de modo geral.
FAÇA VOCÊ MESMO CREMES ANTIRRUGAS
Embora seja benéfica, a geleia real também possui contraindicações, principalmente para quem possui hipersensibilidade ao mel e seus derivados.
O risco, nesse caso, pode ser leve, e resultar em problemas digestivos, e também pode ser grave, podendo levar, inclusive, à morte por choque anafilático.
Pessoas com insuficiência renal crônica também não devem consumir o produto.
O excesso no consumo pode ainda desencadear taquicardias e dores de cabeça.
Categorias: Usos e benefícios
Publicado em 14/06/2021 às 5:35 pm [+]
Diabético pode usar em pilulas ?
Qual a dosagem ?