Índice
Na Natureza encontramos muitas plantas para cura de nossos males, entre elas temos o chapéu-de-couro. Veremos nessa matéria, várias informações sobre o chapeú-de-couro:
Nome científico
O nome científico do chapéu de couro é Echinodonus macropphyllus ou Echinodorus grandiflorus.
Nomes populares
A planta chapéu-de-couro é conhecida, popularmente, pelos seguintes nomes:
Características da planta
O chapéu-de-couro é uma planta herbácea de folhas grandes; nasce e se desenvolve nas margens dos rios, lagos e pântanos, principalmente, nas regiões de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e outros estados brasileiros.
O valor medicinal e terapêutico do chapéu-de-couro está em suas propriedades com poderes:
Produzindo bons resultados no tratamento dos seguintes males:
Em quais casos não se deve utilizar o chapéu-de-couro?
A planta do chapéu-de-couro sendo utilizada de forma correta, conforme as indicações, não produzem efeitos colaterais, embora seu uso prolongado possa abaixar a pressão arterial.
O chá pode ser usado no tratamento de diversos males conforme acima descritos e, dadas as suas propriedades diuréticas e levemente laxantes, pode ajudar na perda de peso (em casos em que o problema seja retenção de líquidos ou prisão de ventre) se, obviamente, combinado com alimentação adequada e atividade física regular.
Em suma: Utiliza-se as folhas na proporção de 20 gramas para 1 litro de água.
DOSAGENS PARA USO
Tomar de 4 a 5 xícaras, por dia, desse chá.
Leia aqui: 10 CHÁS PARA PRESSÃO ALTA – COMO BAIXÁ-LA COM REMÉDIOS NATURAIS
Ingredientes:
Maneira de preparar:
Modo de usar:
Adultos – 3 vezes ao dia, 15 gotas.
Cataplasma para uso externo e tópico no tratamento de feridas, hérnias, tumores e erupções da pele:
Bem, como vimos, o chapéu-de-couro tem muitas utilidades para tratar de diversos problemas de saúde, desde os corriqueiros até os mais sérios. Mas, não se esqueçam, quando necessário procure orientação especializada de um médico, pois um diagnóstico exato envolve consulta médica, exames diversos e outros procedimentos.
É bom lembrar que até as substâncias de uma planta medicinal, se não forem usadas de forma correta e equilibrada, podem não fazer o efeito desejado e, ainda, provocar desequilíbrios em nosso organismo.
As plantas medicinais “in natura” ou manipuladas, têm sido usadas há milênios, e, na atualidade, são reconhecidas como prática terapêutica na cura de doenças da OMS (Organização Mundial da Saúde) e estão inclusas em seus programas de tratamento de saúde para a população, em qualquer parte do mundo que se faça necessário.
Para conhecer uma plantação de chapéu-de-couro, confira o vídeo abaixo:
Categorias: Usos e benefícios
Publicado em 23/05/2021 às 3:10 pm [+]
Faço uso do chapéu de couro pra controlar minha pressão já quase um ano,gostaria de saber já que substitui o remédio pela planta por quanto tempo posso fazer uso do chá e se poderei usar pra sempre como seria com o medicamento pra pressão.Tomo duas vezes ao dia e uso uma colher de sobremesa pra uma xícara de água
Publicado em 24/05/2021 às 8:42 pm [+]
Ana, o site é só informação mesmo, consultas desse tipo somente com um médico. Um abraço!